Arquivo

Emirados financiam saneamento para refugiados

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 18/8/2015 – No contexto dos projetos financiados pelos Emirados Árabes Unidos para melhorar as condições de acesso a água, saneamento e higiene dos refugiados sírios no acampamento de Zaatari, na Jordânia, o Ministério de Desenvolvimento e Cooperação Internacional emiratense e a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados anunciaram que avançam as obras para montar um sistema de saneamento e esgoto.

Segundo as estimativas, a iniciativa, que deverá estar finalizada no fim do ano, espera conseguir uma significativa redução na propagação de doenças e melhorar a qualidade de vida em geral. “Todo esforço conta, e os Emirados estão orgulhosos de redobrar sua contribuição e desempenhar um papel importante ajudando outros”, destacou a ministra de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, xequesa Lubna Al Qasimi.

“A generosa contribuição do governo dos Emirados para oferecer infraestrutura fundamental já teve um grande impacto na saúde e no bem-estar dos refugiados no acampamento”, destacou Nabil Othman, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) junto aos países do Conselho de Cooperação do Golfo.

A primeira etapa permitirá que cada família tenha um sistema de saneamento que estará ligado a uma rede de tubulações, que levarão o esgoto para um tanque. Na segunda etapa será construída uma rede que levará o líquido desses tanques para a estação de tratamento. Essa iniciativa faz parte de uma contribuição total de US$ 4,9 milhões que o governo dos Emirados entregou ao Acnur no início de 2014. Envolverde/IPS