CAIRO, 13 de setembro (WAM) – O Conselho da Liga Árabe destacou a soberania total dos Emirados Árabes Unidos nas três ilhas, Tumb Major e Minor e Abu Musa, e reiterou seu apoio a todas as medidas pacíficas para restabeler a mesma nas terras ocupadas.
A agência condenou a decisão do governo iraniano de manter a ocupação das três ilhas e a violação da soberania dos Emirados, prejudicando a segurança e a estabilidade na região, que ameaça a paz e a segurança internacionais, de acordo com o comunicado emitido na terça, 12, no final da 148ª sessão do Conselho de Ministros.
Também condenou a construção de habitações pelo Teerã para que os iranianos vivam nas três ilhas ocupadas.
O Conselho também condenou os exercícios militares, que incluem as ilhas dos Emirados, suas águas territoriais, o espaço aéreo, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva, que é totalmente dos Emirados.
Convocou o Irã a conter violações e atos de provocação, que constituem interferência nos assuntos internos de um estado independente, como a abertura de dois escritórios em Abu Musa, pedindo ao Irã que elimine instalações ilegais e respeite a soberania dos Emirados.
O Conselho manifestou a sua esperança de que a República Islâmica reconsidere a sua posição contra uma solução pacífica à questão das três ilhas, seja através de negociações diretas ou através do Tribunal Internacional de Justiça. (Envolverde)