ABU DHABI, 16 de janeiro (WAM) – O Fundo de Energias Renováveis dos Emirados Árabes Unidos e Caribe, com 50 milhões de dólares, lançou seu segundo ciclo de financiamento, através de parcerias com sete países dessa região, no âmbito da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi.
A iniciativa busca desenvolver o setor de energia renovável em Belize, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, São Cristóvão e Nevis e Santa Lucía.
No âmbito da 8ª sessão da Assembleia Geral da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o ministro de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas dos Emirados, Thani bin Ahmed Al Zeyudi, disse que seu país desempenha um papel importante na promoção deste setor.
O fundo, criado em 2017 durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi para financiar uma série de projetos de energia renovável, é uma das principais iniciativas para promover soluções relevantes no campo das energias renováveis.
O segundo ciclo de financiamento incluirá projetos em nove países do Caribe, que são adicionados aos existentes em cinco países da região, lançados na primeira rodada, sublinha o compromisso dos Emirados com os esforços internacionais no campo da transformação energética, acrescentou.
Por seu lado, a ministra de Estado para a Cooperação Internacional, Rim bint Ibrahim Al Hashimy, salientou que os novos projetos ajudarão a consolidar as relações entre o seu país e o Caribe, têm possibilidades de reduzir o custo econômico, limitar a poluição ambiental, melhorar o nível de vida das pessoas desses países e melhorar os serviços oferecidos. (Envolverde)