ABU DHABI, 23 de janeiro (WAM) – O Irã não está cumprindo o espírito do acordo nuclear, disse o jornal Gulf News na terça-feira, em uma semana em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará no Fórum Econômico Mundial de Davos, enquanto seu secretário de Estado, Rex Tillerson, procura apoio em Londres, Paris e Varsóvia.
“Nas capitais britânicas e francesas, Tillerson procura trazer mudanças no acordo nuclear do Irã alcançado em 2015 entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Alemanha e União Europeia, e o regime em Teerã” levanta o jornal com sede em Dubai a partir do seu espaço editorial.
Trump foi firme em sua oposição ao acordo. Enquanto os outros signatários dizem que não é possível mudá-lo agora, a Casa Branca ordena a Tillerson que reescreva um pacto que o presidente considera o pior que já foi assinado, acrescenta.
O que está claro agora é que o Irã não cumpriu o espírito do acordo, diz ele. Embora ele tenha sido assinado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança, ele também armou os hutís no Iêmen, em oposição a uma coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita – e que os Emirados Árabes Unidos integra orgulhosamente – que respalda as resoluções contra esses rebeldes, acrescenta.
“O acordo nuclear do Irã tem graves falhas, e o Irã assinou isso de má fé”, diz Gulf News. (Envolverde)