Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 24/9/2015 – Os Emirados Árabes Unidos participarão da cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que começa amanhã, na presença das delegações oficiais dos Estados membros.
O discurso da xequesa Lubna bint Jalid Al Qasimi, ministra de Desenvolvimento e Cooperação Internacional e diretora do Comitê dos Emirados para a Coordenação de Ajuda Humanitária Estrangeira, relatará os esforços dos Emirados para implantar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e destacará o compromisso deste país de se unir à iniciativa mundial para cumprir a nova Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.
A delegação discutirá sobre os esforços para conseguir os objetivos fixados no Plano de Desenvolvimento para 2030 ao permitir o acesso a energias limpas, alimentos adequados e acessíveis, educação de alta qualidade e saúde, bem como o crescimento econômico sustentável, conservação de regras ambientais sólidas e aumento da eficácia dos recursos.
Além dos 17 ODS, a Agenda Pós-2015 inclui o compromisso dos Estados de empreender “medidas urgentes para combater” a mudança climática, em particular chegando a um acordo na 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), que acontecerá em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano. Envolverde/IPS