ABU DHABI, 14 de junho (WAM) – O Programa de Aperfeiçoamento da Chuva dos Emirados Árabes Unidos através de semeadura de nuvens, é considerado um dos componentes mais importantes da Estratégia Nacional para a Inovação, disse uma autoridade local.
“A semeadura de nuvens é uma das maneiras mais eficientes para trazer água para as terras áridas e comemoramos o Dia Mundial de Combate à Desertificação este ano com foco em terras cultiváveis pelo seu papel fundamental na garantia da estabilidade e sustentabilidade dos países no futuro “, disse Alya Al Mazroui, gerente do Programa de Pesquisa para a Ciência do Melhoramento da chuva, dos Emirados, em diálogo com WAM.
O programa de pesquisa lançado pelo Ministério de Assuntos Presidenciais, em 2015, trabalhando com uma equipe de importantes meteorologistas, para criar uma tecnologia inovadora em torno da “semeadura elétrica” das nuvens, um conceito teórico que estuda o efeito das cargas elétricas na formação de nuvens.
“Cerca de 2.600 milhões de pessoas dependem diretamente da agricultura, a desertificação tem seu próprio impacto sobre um sexto da população mundial e suas ramificações afetam 70 por cento das terras inférteis do mundo”, disse Al Marzroui.
O especialista acrescentou que os Emirados estabeleceu um modelo da mais recente tecnologia para sobreviver aos desafios associados com a falta de irrigação e água potável e segurança alimentar.
As operações de semeadura de nuvens nos Emirados tem desempenhado um papel importante no aumento da precipitação das chuvas, lembrou. O objetivo da semeadura de nuvens é aumentar a condensação na nuvem e, assim, provocar a precipitação, acrescentou. (Envolverde)