Emissões norte-americanas apresentam nível mais baixo em 15 anos

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês) dos Estados Unidos liberou o 16º inventário anual de gases do efeito estufa (GEEs)demonstrando uma queda de 6,1% em 2009 em relação ao ano anterior.

A redução é atribuída ao menor consumo de combustíveis e eletricidade ao longo de todos os setores da econômica norte-americana.

As emissões dos seis principais GEEs (CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs e SF6) foram de 6.633 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente.

O relatório indica que as emissões totais cresceram em mais de 7,3% entre 1990 e 2009, porém que o nível anual de 2009 representa o mais baixo desde 1995.

Além das emissões históricas nos diversos setores da economia, o relatório também calcula o dióxido de carbono absorvido da atmosfera através de ‘sumidouros’, ou seja, a remoção através das florestas, vegetação e solo.

Os números provavelmente serão utilizados pelos Republicanos como evidência que não há necessidade de regulamentar as emissões de GEEs, ponderou o jornal The Financial Times, dando força para a rígida oposição que a administração Obama tem enfrentado nas suas políticas climáticas.

*Publicado originalmente pelo CarbonoBrasil.