Ação Comunitária – Empresa sustentável gera lucros para organização e sociedade

A empresa sustentável é aquela que preserva o mercado em que está atuando. Se ela não colaborar para que o mercado continue existindo, ao longo prazo ela não conseguirá manter o mercado e o próprio negócio. Atualmente, muitos investidores tem preferência em aplicar seu dinheiro em empresas com gestão consciente e posturas transparentes.

Atualizado em 27/08/2013 às 15:08, por Ana Maria.

A empresa sustentável é aquela que preserva o mercado em que está atuando. Se ela não colaborar para que o mercado continue existindo, ao longo prazo ela não conseguirá manter o mercado e o próprio negócio. Atualmente, muitos investidores tem preferência em aplicar seu dinheiro em empresas com gestão consciente e posturas transparentes. Por meio da governança corporativa, a empresa se compromete a prestar contas de suas iniciativas, a assumir uma postura responsável diante da sociedade e do meio ambiente. Segue as leis trabalhistas a risca e melhora o relacionamento com todos os públicos de interesse (consumidores, funcionários, acionistas, comunidades próximas, etc). Com isso, a governança não é apenas uma tendência de mercado, uma moda passageira, mas uma estratégia de negócios lucrativa e perene.

Sustentabilidade no âmbito corporativo significa capacidade da empresa continuar gerando lucros ao mesmo tempo em que a sociedade consiga se desenvolver de maneira sadia. É responsabilidade de toda empresa atuar de forma inteligente, produzir poluindo o mínimo possível, buscar meios de reduzir impactos gerados pela sua atuação, capacitar seus funcionários e conscientizá-los sobre a proposta da empresa, tratar todos os públicos com ética e seguir as leis trabalhistas. É dever da empresa devolver à sociedade parte do que lucra com a própria população, não em termos financeiros, mas ao investir em ações responsáveis que apoiem ou diminuam a vulnerabilidade de grupos sociais. Para isso, existem várias maneiras, investir em educação talvez seja a mais estratégica delas, pois contribui na redução da vulnerabilidade de todos os públicos no futuro.

Na Ação Comunitária colaboramos com o desenvolvimento de ações direcionadas às crianças, adolescentes e jovens, realizadas por 31 associações localizadas em bairros de São Paulo e municípios próximos, com projetos educativos, culturais e de lazer. Por meio da educação básica de qualidade é possível contribuir para a formação da consciência cidadã dos indivíduos, para que eles se tornem agentes transformadores de sua realidade. A Ação Comunitária oferece materiais didáticos, metodologia de ensino e direciona recursos das empresas patrocinadoras para viabilizar projetos.

Optando por trabalhar com ONGs de formação socioeducativas, a empresa estará investindo na melhoria da qualidade de vida daquela região. Cada jovem, que tem acesso a um programa como esse, tem oportunidade de se formar como pessoa, desenvolver uma consciência cidadã, onde terá consciência de seus direitos e deveres e se reconhecerá como um indivíduo capaz de se desenvolver. Dessa forma, preferirá melhorar suas competências para conseguir um trabalho ao invés de participar do crime organizado, por exemplo, terá uma perspectiva de vida.

Na metodologia que aplicamos, valorizamos aspectos positivos da comunidade e, dessa forma, minimizamos os aspectos negativos. Incentivamos os líderes regionais e a participação das famílias como um todo, para que a ação não seja assistencialista, mas colaborativa. A violência e o descaso vistos em regiões periféricas da cidade afastam as pessoas das ruas e limitam as suas possibilidades de ação. Tornando as associações locais um espaço de convivência, do exercício da cidadania e do aprendizado, fazemos com que essas pessoas não fiquem acuadas diante dos problemas e busquem uma solução em conjunto. Onde há uma comunidade fortalecida, há participação cidadã, e não há espaço para violência, drogas e corrupção.

SOBRE A AÇÃO COMUNITÁRIA: A Ação Comunitária é uma organização do terceiro setor com foco socioeducacional que há 46 anos desenvolve Programas para complementar a formação educacional e a inserção no mercado de trabalho. O público atendido são crianças, adolescentes e jovens de 0 a 29 anos em situação de excluídos socialmente. A metodologia empregada é exclusiva e visa ampliar conhecimento, desenvolver habilidades e competências para que criem suas próprias oportunidades de vida. Os Programas são aplicados em parceria com mais de 30 organizações sociais formalmente organizadas, oferecendo assessoria pedagógica, formação de educadores sociais, avaliação de resultados, além de atividades integradas à família. Os Programas desenvolvidos são: Educação Infantil, Crê-ser, Preparação para o Trabalho, Cursos Profissionalizantes, Formação Continuada de Educadores Sociais, Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias, além do Núcleo de Cultura de Lazer que visa ampliar o universo cultural dos alunos e atenderam mais de 5000 pessoas em 2012. Para mais informações, acesse: www.acomunitaria.org.br

* Milton Alves Santos é gerente de projetos socioeducativos da ONG Ação Comunitária. 


    Leia também: