Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 9/4/2015 – As estratégias e políticas que o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e seus aliados podem adotar para enfrentar e eliminar as ameaças nucleares, que representam Israel, Paquistão e outras potências, foram objeto de debate em um painel organizado pelo Centro de Políticas dos Emirados.
O segundo dia do evento Segurança insegura: Novas Ameaças, Velhas Estratégias foi dedicado à avaliação das ameaças não convencionais para a segurança do CCG. Também se discutiu a expansão dos Estados Unidos e do guarda-chuva nuclear ocidental para incluir o CCG, e as implicações estratégicas e a viabilidade dessa opção.
Com relação à ameaça que o Irã possa significar na região, especialmente em matéria nuclear, os integrantes do painel avaliaram as diferentes opções disponíveis para uma resposta do CCG, desde a criação de capacidades de dissuasão e combate local e regional, até evitar o mais possível o começo de um conflito regional. Outro tema de debate foram as ameaças e os desafios à cibersegurança do Golfo. Envolverde/IPS