ABU DHABI, 19 de janeiro (WAM) – A empresa Masdar, com sede em Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos, assinou um acordo de colaboração para um parque eólico de mais de 800 megawatts no Egito, juntamente com a Corporação Elsewedy Electric e Marubeni.
“À medida que a economia do Egito cresce as oportunidades para fornecer energia renovável aparecem”, disse Mohamed Jameel Al Ramahi, diretor executivo da Masdar.
O acordo foi assinado na presença de Wael Gad, embaixador do Egito nos Emirados, como parte da Semana de Sustentabilidade em Abu Dhabi.
As três entidades se associam pela primeira vez para construir a partir de sua experiência no setor de fontes renováveis no Egito. Masdar já construiu numerosas usinas de energia solar, em colaboração com a Autoridade de Novas Energias Renováveis.
O Ministério da Eletricidade e Energias Renováveis do Egito anunciou recentemente que está empenhado em gerar 42% da energia a partir de alternativas renováveis até 2025.
De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, com sede em Ciudad Masdar, esse país está apostando na instalação de 7.2 gigawatts de energia eólica até 2020 e 3.5 gigawatts de energia solar até 2027.
Desde 2006, Masdar investiu em vários projetos no valor de 8.500 milhões de dólares, nos quais seu investimento totalizou 2.700 milhões de dólares. A capacidade de geração de energia dessas iniciativas, seja que estão totalmente operacionais ou em desenvolvimento, atinge quase três gigawatts. (Envolverde)