Arquivo

Energia renovável capaz de beneficiar países insulares

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 6/7/2015 – Três informes da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), com sede nos Emirados Árabes Unidos, confirmam que desenvolver os vastos recursos renováveis de Fiji, Ilhas Marshal e Vanuatu trará substanciais benefícios socioeconômicos para seus cidadãos.

As Avaliações de Disponibilidade Renovável das três nações insulares encontraram uma combinação de alternativas solar, eólica, geotermal, marinha, biomassa e biocombustível para cobrir as necessidades energéticas domésticas, e ao mesmo tempo reduzir os custos da eletricidade, aumentar o acesso à energia e fomentar a independência energética.

“A queda dos custos com o uso de energias renováveis oferece uma oportunidade para repensar estratégias energéticas, desenvolver políticas e construir instituições que gerem trabalho, levem energia a quem atualmente não tem e ofereçam serviços de eletricidade mais confiáveis, tudo isso ao mesmo tempo em que se luta contra a mudança climática”, disse o diretor-geral da Irena, Adnan Z. Amin.

“Nunca foi tão barato para as pequenas nações insulares reduzir o custo da eletricidade, aumentar a independência energética e melhorar o acesso à energia mediante a implantação das fontes renováveis”, ressaltou Amin. Os informes oferecem uma avaliação holística das condições para o avanço da energia renovável e destacam as ações necessárias para melhorar tais condições.

Desde 2011, mais de 20 países na África, América Latina, Ásia Pacífico, Oriente Médio e Caribe se submeteram ao processo de avaliação para acelerar o uso doméstico das tecnologias renováveis. Envolverde/IPS