A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de firmar uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que receberá o projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. Aproximadamente 80 educadores, entre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários, da rede municipal de ensino poderão participar do programa, beneficiando 2.400 alunos. A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na tarde de quarta-feira (18/5), em São Bernardo do Campo, e contou com a presença do Secretário de Educação de São Bernardo do Campo, Paulo Dias; da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; além da equipe gestora de Educação do município. O objetivo do “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas do “Entre na Roda” oferecem atividades sobre metodologia de mediação de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos. O projeto incentiva a leitura por meio de diversas ações, entre as quais estudos sobre gêneros literários (poesia, conto, prosa, novela, cordel etc); estudos e discussões sobre os trabalhos de autores consagrados, tanto brasileiros, como internacionais; rodas de leitura; contação de histórias; indicações de leituras; atividades de análise, compreensão e interpretação de textos; apresentação de vídeos e materiais relacionados à leitura; compartilhamento de livros, entre outras. O projeto “Entre na Roda” é oferecido pela Fundação Volkswagen desde 2003 e já disponibilizou em seu histórico 7.624 vagas para formação de mediadores, beneficiando indiretamente 908.406 pessoas, em 348 cidades, nos Estados de Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto conta também com conteúdo ministrado on-line, cuja formação de mediadores de leitura é realizada por meio do site Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), da Fundação Volkswagen. Em São Bernardo do Campo, o projeto será realizado semi-presencialmente com educadores da rede pública do município, por um ano. (#Envolverde)
Semana da Amazônia
Dia da Amazônia: como as queimadas estão ameaçando a saúde da população
O Dia da Amazônia, celebrado hoje, 5 de setembro, assume novos significados a cada ano. Enquanto a região enfrenta uma das piores secas em décadas, incêndios devastadores se proliferam, ameaçando não apenas a biodiversidade, mas a saúde das pessoas e animais. E na semana de comemoração sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do […]
ODS 4
Ciência Cidadã e aprendizado de máquina tornam-se uma esperança para a conservação de florestas tropicais
A conservação das florestas tropicais é uma necessidade urgente e um desafio global. No Brasil, onde a Amazônia enfrenta constantes ameaças de desmatamento, uma nova abordagem que combina a ciência cidadã com técnicas de aprendizado de máquina promete trazer avanços na luta pela preservação ambiental. Esse é o foco do artigo ForestEyes: Citizen Scientists and Machine […]
O impacto ambiental positivo dos cassinos online
Na era digital em que vivemos, muitos setores da economia têm se adaptado e migrado para o ambiente virtual. Um exemplo disso é a indústria de jogos de azar, que tem passado por grandes mudanças nos últimos deles. De espaços físicos grandiosos, esses espaços podem ser acessados de maneira digital. Basta entrar em um cassino […]
Dia do Meio Ambiente
6 livros infantis para falar sobre sustentabilidade com as crianças
Com linguagem acessível, a literatura infantil permite que as crianças entrem em contato com temas atuais e relevantes para toda a sociedade, como as consequências das mudanças climáticas, a importância da biodiversidade e os prejuízos do desmatamento
ODS 15
DNA de pássaros é utilizado como “cápsulas do tempo” e revelam mudanças no clima da Amazônia nos últimos 400 mil anos
Pesquisa inédita foi liderada pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV-DS) e contou com a participação de cientistas brasileiros e canadenses
ODS 15
Projeto Berço das Águas apoia gestão territorial de povos indígenas de MT
Povos Rikbaktsa e Apiaká são os protagonistas da quarta edição do projeto