Cidade do Kuwait, Kuwait, 19/7/2016 – O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, Ismail UldSheij Ahmed, pediu às partes em conflito que participem das negociações de paz no Kuwait e tomem decisões definitivas para confirmar suas intenções de resolver a crise no país.
A próxima rodada de negociações, que se estenderá por mais duas semanas, se concentrará em “manter o total cessar-fogo, ativar uma comissão de pacificação e outras, como uma militar encarregada de supervisionar a retirada dos combatentes, a entrega de armas e abertura de vias para a circulação da ajuda humanitária”, destacou Ahmed.
Por sua vez, a comissão de prisioneiros seguirá com suas tarefas, no contexto dos apelos da comunidade internacional para sua libertação, afirmou o enviado especial.
Nas duas últimas semanas, Ahmed disse que houve intensas reuniões no Iêmen, na Arábia Saudita e em Omã sobre assuntos políticos, econômicos, de segurança e humanitários. Inclusive, ele se reuniu com o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo, Abdulatif Al-Zayani, e outras figuras públicas.
Também se mostrou agradecido ao emir do Kuwait, ao governo e seu povo, por garantirem a continuidade das consultas, e estendeu seu apreço à Arábia Saudita e a Omã, informou a agência de notícias kuwaitiana. Envolverde/IPS