Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 18/11/2014 – A região do Golfo está em uma guerra de ideias, e os conceitos extremistas se tornaram moeda corrente dessa guerra, que ameaça desintegrar os países. Segundo editorial do jornal The Gulf News, “a propagação de ferramentas de redes sociais facilitou aos mercadores do terror o recrutamento de jovens e a busca de fundos. A lista de grupos terroristas divulgada pelos Emirados no dia 15 é um marco importante na luta contra esse flagelo”.
Os Emirados sempre ofereceram um amplo Estado próspero e moderado, que aposta na inovação, que deveria ser modelo para outros países do mundo desenvolvido. Sua história de sucesso deveria ser imitada por outros que, no entanto, se inclinaram por políticas que geram revoltas violentas ou guerras civis.
Os Emirados expressam a solução para os problemas regionais. O terrorismo deve ser combatido com tudo e é preciso deter os grupos terroristas. A lista dos Emirados Árabes Unidos, que identifica 85 organizações terroristas, mostra a seriedade deste país em combater o mal e procurar dizer aos outros que se unam à justa causa. O Ocidente também deve assumir sua responsabilidade, acrescenta o editorial. Envolverde/IPS