A Rede Nossa São Paulo e o Ibope apresentaram nesta quinta-feira (18) o resultado de mais uma pesquisa sobre a mobilidade na cidade de São Paulo, em uma série que começou em 2007. Ao contrário do que se percebe em algumas redes sociais, a aprovação do paulistano para as novas ciclovias e corredores exclusivos para ônibus é muito alta, com 88% dos entrevistados a favor da ampliação das ciclovias e 90% querendo mais corredores de ônibus. Apesar disso o número de pessoas que utiliza exclusivamente o automóvel para se mover pela cidade cresceu de 27% para 38% se comparada à pesquisa realizada em 2013.
A má qualidade do trânsito da cidade é também uma realidade apontada por 70% dos entrevistados e o tempo médio gasto em deslocamentos bateu em 2h46, ou seja, quase três horas perdidas todos os dias. O trânsito na cidade foi considerado “ruim” ou “péssimo” por 70% dos entrevistados. Outra preocupação presente para muita gente é a poluição do ar, que assusta a 94% dos entrevistados.
De forma geral a pesquisa aponta que apesar de indicadores muito ruins em quase todas as áreas, a percepção dos paulistanos sobre a cidade tem melhorado um pouco. Subiu de 61% para 66% as pessoas que consideram boa a qualidade de vida na cidade. Itens fundamentais para a mobilidade, como as calçadas, por onde transitam 27% da população que anda quase que exclusivamente a pé, quase não foram citadas e são, também, parte fundamental da malha de mobilidade com base em transportes públicos.
Para piorar a situação dos pedestres, caiu o respeito às faixas de pedestres. Sem uma campanha permanente os motoristas voltaram a ignorar as pessoas que tentam atravessar as ruas.
Confira abaixo outras conclusões do levantamento:
– Aumentou em 10 pontos percentuais quem tem carro em casa – passou de 52%, em 2013, para 62%, em 2014. O acréscimo foi registrado em todas as faixas de renda, escolaridade e regiões da cidade;
– Também subiu de 27% para 38% o índice dos que utilizam o carro “todos os dias” e “quase todos os dias”;
– Respeito à faixa de pedestres: 52% acham que estão menos respeitadas (em 2013, eram 41%);
– Entre os usuários do carro, passou de 82% para 90% o indicador de favoráveis à aplicação de multas a quem para na faixa de pedestres. Também subiu de 36% para 43% o grupo dos que são favoráveis ao rodízio de dois dias. E aumentou de 86% para 88% os que são a favor da construção e ampliação de ciclovias;
– Parcela significativa dos entrevistados (41%) é favorável à implementação do passe livre para todos os usuários do transporte público em São Paulo;
– Sobre a qualidade de vida na cidade: passou de 61% para 66% o índice dos que consideram São Paulo um lugar “Bom” e “Ótimo” para morar. E de 13% para 18% os que acham um lugar “ótimo”;
– “Saúde” continua sendo o maior problema na cidade. Destaque para “abastecimento de água”, que passou do 18º lugar em 2013 para o 6º principal problema de São Paulo. Cabe destacar, ao longo da série histórica, a queda das menções ao desemprego como principal problema: ocupava o 2º lugar, em 2008, e está em 9º, em 2014;
– Poluição: aumentou de 11% para 18% o número de paulistanos que consideram a “poluição da água” como tipo de poluição mais grave na cidade. “Poluição do ar” continua como sendo a mais grave para 94% dos entrevistados. Chama a atenção, ainda, a ampliação de 8% para 21% dos que consideram a “falta de chuvas” responsável pela poluição do ar;
– Respeito no trânsito: ciclistas e motociclistas são “muito desrespeitados” ou “um pouco desrespeitados” na opinião de 80% dos entrevistados;
– Ônibus como alternativa ao carro: Em 2014, o aspecto mais favorável à atração de usuários refratários ao uso de ônibus é a diminuição do tempo de espera pela condução (para 28% dos que nunca utilizam o meio de transporte), seguida de mais linhas de ônibus que cubram percursos que não cobrem atualmente (para 26% dos que nunca utilizam ônibus). O item de avaliação mais crítica continua sendo a lotação dos ônibus.
– Os entrevistaram mencionaram “construção de ciclovias” (26%) e “mais segurança” (26%) como principais fatores para a utilização de bicicletas como meio de transporte. (Envolverde)
Confira a pesquisa completa aqui.
* Dal Marcondes é jornalista, diretor da Envolverde e especialista em meio ambiente e desenvolvimento sustentável.