Arquivo

Especialistas da AIEA concluem que os Emirados progridem em matéria de segurança

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 1/4/2015 – Os Emirados Árabes Unidos criam mecanismos de gestão de emergência nuclear que fortalecem o sistema de resposta de emergência existente, segundo uma equipe internacional de especialistas, que ontem encerrou uma revisão das medidas, num processo que durou 11 dias.

A pedido dos Emirados, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) reuniu uma equipe de sete especialistas internacionais para analisar os avanços deste país na preparação de medidas de resposta para o caso de precisar lidar com uma emergência nuclear na usina de Barakah, em construção na Região Ocidental de Abu Dhabi.

O plano de emergência inclui os esforços coordenados de vários organismos, que têm prontas as medidas de resposta que são testadas antes da chegada do primeiro combustível nuclear à central, previsto para 2016. A AIEA felicitou os Emirados por terem uma clara definição dos papéis e das responsabilidades dos organismos que atuarão em caso de emergência.

“Os Emirados estão comprometidos com um programa de energia nuclear que proteja a população e o ambiente segundo os mais rígidos padrões possíveis”, aplaudiu o embaixador Hamad Alkaabi, representante permanente deste país junto à AIEA. Os especialistas entregaram ontem o rascunho do informe e a previsão é que o definitivo esteja pronto dentro de três meses. Envolverde/IPS