Arquivo

Estratégia comum para os refugiados

Nova York, Estados Unidos, 25/11/2015 – Como o fluxo de refugiados e outros imigrantes supõe uma exigência sobre os recursos médicos dos países europeus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza, em Roma, uma reunião de alto nível para elaborar uma estratégia comum que permita oferecer-lhes atenção médica como imunização e atender possíveis complicações no parto.

“Os sistemas de saúde na Europa estão bem equipados para diagnosticar e tratar infecções comuns e doenças não transmissíveis”, disse Zsuzsanna Jakab, diretora da OMS para a região da Europa, que inclui a Turquia, país que recebeu quase três milhões de refugiados e outros imigrantes este ano.

“Mas como região devemos buscar garantir que todos os países estejam preparados de forma adequada e organizados para enfrentar as maiores exigências do fluxo maciço de pessoas, além de proteger a saúde da população local”, explicou Jakab aos ministros de Saúde e outros representantes da região e da OMS, no início da reunião de dois dias.

O objetivo é acordar um enfoque comum e ações conjuntas, porque a chegada em massa implica enormes pressões, frequentemente inesperadas, sobre os sistemas de saúde dos países receptores. Envolverde/IPS