O estereótipo da batata como alimento calórico está prestes a mudar. Um estudo mostra que o consumo moderado desta raiz pode ajudar a reduzir a pressão arterial e sem ganho de peso.
O segredo, dizem os pesquisadores da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, está na forma de preparação. O estudo envolveu quase 18 pessoas com sobrepeso ou obesas e pressão alta. Durante um mês, todas consumiram de seis a oito batatas-roxas (do tamanho mediano), duas vezes ao dia. O alimento era preparado sem a adição de óleo ou qualquer condimento e cozido em água no micro-ondas.
Os resultados mostraram que a pressão arterial média diastólica, valor menor ao verificar a pressão, diminuiu em 4,3%, enquanto a sistólica, valor maior, caiu em 3,5%. Nenhum dos participantes ganhou peso.
De acordo com o autor do estudo, Joe Vinson, uma batata preparada desta maneira contém cerca de 110 calorias e mantém seus nutrientes. “No entanto, ao fritá-la, perde-se grande parte das substâncias benéficas, devido à alta temperatura do óleo.”
Vinson explica que a batata-roxa foi escolhida justamente por causa da sua cor. “Este pigmento em frutas e vegetais é especialmente rico em fitoquímicos benéficos. Mas acredito que os mesmos resultados possam ser encontrados em outros tipos de batatas”, finaliza.
Com informações da American Chemical Society.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.