Expedição com Dan Robson monitora qualidade da água do Rio Jundiaí

Dando continuidade ao monitoramento da água no Projeto Observando o Tietê, a qualidade da água do Rio Jundiaí, afluente da margem direita do Tietê na cidade de Salto, será monitorada por uma expedição que navegará 123 km de rios, passando por sete municípios.

Atualizado em 24/02/2014 às 15:02, por Ana Maria.

Dando continuidade ao monitoramento da água no Projeto Observando o Tietê, a qualidade da água do Rio Jundiaí, afluente da margem direita do Tietê na cidade de Salto, será monitorada por uma expedição que navegará 123 km de rios, passando por sete municípios. A condição ambiental do Rio Jundiaí permanece bastante comprometida, o que impacta a qualidade da água na região do Médio Tietê.

Cidades como Várzea Paulista e Jundiaí já têm novas estações de tratamento de esgotos e a expedição também visa conferir se essas obras estão trazendo melhorias para a bacia do Tietê.

O eco esportista Dan Robson navegará os rios a bordo de um caiaque especialmente equipado com instrumentos para analisar a qualidade da água, fotografar e produzir vídeos em tempo real. Os dados e os indicadores levantados serão interpretados pela equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica, que acompanha o navegador por terra e remotamente.

A expedição começou na sexta-feira (21) e seus resultados serão compartilhados no Facebook da Fundação.

A parceria entre Dan Robson e a SOS Mata Atlântica já viabilizou expedições que monitoraram os rios Pinheiros, Sorocaba e Jaguari – Piracicaba. O Rio Jundiaí encerra o ciclo dos afluentes do Tietê.

Confira abaixo o calendário com os próximos pontos da expedição e acompanhe outros detalhes no no Facebook da Fundação.

24/02 Cidades Jundiaí / Itupeva
25/02 Cidades Itupeva / Indaiatuba
26/02 Cidade Indaiatuba
27/02 Cidades Indaiatuba / Salto

* Publicado originalmente no site SOS Mata Atlântica.


    Leia também: