Arquivo

FANR dos Emirados Árabes Unidos assina Memorando de Entendimento com a Administração de Segurança Nuclear da China

VIENA, 25 de maio de 2018 (WAM) – A Autoridade Federal para Regulamentação Nuclear dos Emirados Árabes Unidos (FANR) assinou ontem um Memorando de Entendimento (MoU) com a Administração de Segurança Nuclear da China (NNSA) sobre cooperação e intercâmbio de informações em regulamentação de segurança nuclear.

O Memorando de Entendimento foi assinado à margem da 6ª Reunião de Revisão das Partes Contratantes da Convenção Conjunta sobre Segurança do Manejo de Combustível Usado e sobre a Segurança do Gerenciamento de Resíduos Radioativos realizada em Viena, Áustria, de 21 de maio a 1º de junho de 2018.

O MoU assinado estabelece uma plataforma de cooperação entre os dois reguladores nucleares para trocar informações técnicas, cooperar na regulamentação de segurança nuclear, bem como fornecer oportunidades de treinamento para os funcionários da FANR serem treinados nas instalações da NNSA.

Hamad Ali Al-Ka’abi, representante permanente dos Emirados Árabes Unidos na Agência Internacional de Energia Atômica e vice-presidente do Conselho de Administração da FANR, e Liu Hua, administrador da NNSA, assinaram o acordo de cinco anos.

“A cooperação com organizações internacionais e países avançados na área de regulamentação nuclear é essencial para qualquer regulador de segurança nuclear. Essa cooperação apoia os esforços da FANR como reguladora nuclear dos EAU para compartilhar experiências e melhorar continuamente seu desempenho. Além disso, apoia seus esforços para construir a sustentabilidade da infraestrutura regulatória nos Emirados Árabes Unidos ”, disse Al Kaabi.

Internacionalmente, a FANR tem mais de 19 acordos internacionais e MoUs assinados com organizações internacionais e autoridades regulatórias de outros países para construir capacidades nacionais, intercâmbio de conhecimento e informação.

A NNSA é a agência governamental da China que foi estabelecida em 1984 para conduzir uma supervisão de segurança nuclear independente e objetiva de instalações nucleares civis na China e regulamentar a segurança nuclear. A China tem 38 reatores nucleares em operação e 18 em construção. (#Envolverde)