Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 30/11/2015 – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) concluiu, na semana passada, um painel sobre melhoria dos alertas para garantir a segurança alimentar no Oriente Médio. Especialistas nessa área, e também de saúde pública e análise de riscos, de 13 países da região participaram do encontro, realizado entre os dias 22 e 26, junto com especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coordenadora de Crises na Cadeia Alimentar da FAO, Mona Chaya, destacou que o objetivo do painel é fomentar o desenho de estratégias nacionais regionais para melhorar os alertas mediante um pacote de ferramentas. O painel terminou com o lançamento do Informe de Abu Dhabi, que inclui a perspectiva dos participantes e dos objetivos da capacitação.
Chaya também destacou que os Emirados estiveram entre os primeiros países a utilizar o sistema de alerta. Por fim, agradeceu a Abu Dhabi por organizar o painel, uma oportunidade de compartilhar experiência a fim de melhorar as capacidades nacionais em busca da segurança alimentar.