Uma pesquisa da Universidade de Minnesota aponta que um ambiente de trabalho onde os trabalhadores podem determinar quando e onde eles trabalham, com base em suas necessidades e responsabilidades individuais, afeta positivamente a relação família/trabalho e reduz o volume de negócios.
Os autores do estudo, Erin Kelly e Phyllis Moen, basearam suas conclusões em dados de uma pesquisa feita com mais de 600 funcionários de uma empresa de vendas pela internet logo após a empresa ter adotado a estratégia de gestão de recursos humanos chamada Results Only Work Environment (ROWE), na qual os profissionais podem fazer sua hora de trabalho livremente, desde que cumpram as metas.
“Com essas mudanças, os trabalhadores ganharam o controle sobre o tempo e o momento do seu trabalho de forma que se beneficiaram deles e, por extensão, suas famílias e comunidades”, diz Erin. “É possível ampliar o acesso à agenda de controle e assim aliviar os conflitos entre família e trabalho”, diz Moen.
A pesquisa também demonstra o impacto positivo desse tipo de iniciativa para a empresa. Os pesquisadores descobriram que a estratégia reduz o volume de trabalho em 45%. E, apesar da possibilidade em se afastar da empresa para resolver problemas particulares, apenas 6% dos funcionários tiveram esta necessidade ao longo dos oito meses que durou o estudo.
“Ao mostrar que uma metodologia, como a que utilizamos, pode reduzir os problemas e manter o volume de resultados, os empregadores poderiam alterar o local de trabalho para melhor atender as necessidades dos trabalhadores”, conclui Moen.
* Com informações da American Sociological Association.
** Publicado originalmente no site O que eu tenho.