Aviso aos pais: forçar seu filho a comer tudo ou “limpar o prato” pode interferir no desenvolvimento do autocontrole alimentar. Em outras palavras, as crianças, quando longe da presença dos pais, passam a pedir mais comida – uma porção maior – mesmo sem fome.
O alerta é de um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, feita com 63 mães de crianças em idade pré-escolar, os filhos de mães mais controladoras foram mais propensos a pedir porções maiores de comida na escola do que as outras crianças. Os resultados foram publicados no periódico Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.
“Quando as crianças têm pouco controle sobre o que comem ou não comem, elas podem reagir comendo em excesso quando estão longe de casa”, diz Collin Payne, coautor do estudo.
“Crianças em idade pré-escolar são mais vulneráveis?? e estão formando hábitos alimentares que vão acompanhá-los durante toda a sua vida”, diz Brian Wansink, principal autor do estudo e autor do livro Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think (Comendo Irracionalmente: Por Que Comemos Mais do Que Queremos, na tradução livre).
Para evitar este descontrole alimentar futuro, Wansink recomenda aos pais que ofereçam porções moderadas de uma variedade de alimentos, incentivando a criança a pelo menos tentar provar todos os alimentos e deixá-los decidir a quantidade de comida que querem no prato.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.