Gostaria de compartilhar com vocês a mais recente iniciativa do Projeto Escola Brasil (PEB), criada para estimular a formação continuada de educadores, que é uma das formas pelas quais buscamos contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública brasileira.
Desde 2006, o PEB oferece programas de formação continuada para professores e gestores de suas quase 180 escolas parceiras em todo o país. Até 2010, cerca de mil profissionais participaram de cursos de artes, leitura, Educação Física Escolar, Coordenação Pedagógica do processo de alfabetização e de promoção da igualdade racial na escola. A maior parte destas formações foi realizada de maneira semipresencial, com uso intensivo de ambiente virtual de aprendizagem, o que favoreceu, além da atualização e fortalecimento didático pedagógico, a inclusão digital qualificada dos educadores participantes.
Agora em 2011, o PEB passou a oferecer programas formativos para os técnicos das Secretarias de Educação, que são os responsáveis pela formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos das escolas que compõem cada rede de ensino. Esses Coordenadores, por sua vez, respondem pela formação dos professores, colaborando decisivamente para que enfrentem os desafios do processo de ensino – aprendizagem na sala de aula. Esta estratégia possibilita a implantação ou o fortalecimento da cadeia formativa nos municípios, empoderando os atores educacionais locais.
Os programas desta natureza oferecidos pelo Projeto Escola Brasil são o Além das Letras e Além dos Números, executados em parceria pelos Institutos Avisa Lá e Razão Social. Ambos de grande expressão e reputação nos meios educacionais brasileiros, contam com o apoio da IBM, por meio da cessão de servidores e licenças de uso de softwares.
O Além das Letras parte da certeza de que é possível alfabetizar os alunos da rede pública de ensino para que, ao completarem o Ensino Fundamental, além de saber ler e escrever, sejam capazes de entender e atribuir novos significados ao que lêem e consigam se comunicar de forma eficiente por meio da escrita.
O Além dos Números, por sua vez, tem o propósito de incentivar mudanças positivas nos indicadores de rendimento escolar em Matemática, apoiando o sucesso escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Os programas têm duração de dois anos e estão sendo executados em 15 redes municipais de ensino onde o PEB está presente: Manaus, Natal, Jaboatão dos Guararapes/PE, Teresina, Jataí/GO, Cuiabá, Itaguaí e Itaboraí/RJ, Ribeirão Preto, Assis, São Vicente/SP, Toledo/PR, Camaquã e Novo Hamburgo/RS.
Os números exibidos por essa edição do Além das Letras e Além dos Números são expressivos: 447 escolas envolvidas, sendo 19 parceiras do PEB; 52 técnicos das Secretarias de Educação, 507 Coordenadores Pedagógicos e 5.675 professores em formação, cujos resultados impactam em 138.699 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Desta forma, o Projeto Escola Brasil permanece contribuindo com as escolas parceiras, mas ampliando significativamente o número de profissionais de ensino e de alunos beneficiados com seu investimento em programas de formação continuada. A par disso, ainda fortalece o vínculo com os gestores públicos nas localidades onde o Santander está presente, concretizando a crença no JUNTOS.
* Mara Christofani Coordenadora do Projeto Escola Brasil.
** Publicado originalmente no Blog do Práticas, no site Mercado Ético.