Arquivo

Fortalecidas operações no Iêmen

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 10/9/2015 – A coalizão árabe que luta contra as milícias hutus no Iêmen precisa do maior apoio possível, segundo o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos. Este país suportou perdas excepcionais na luta contra o terrorismo e é só uma das várias nações que participam da luta que agora começou a recuperar a iniciativa na guerra.

“A forte defesa de Aden e a subsequente recaptura de vastas extensões dos arredores da cidade foi um momento vital na luta contra o ataque dos hutis”, destacou o diário. A coalizão prepara uma segunda frente, reagrupando suas forças na província de Marib, de onde esperam avançar para Saná. Foi ali que os Emirados sofreram dolorosas perdas, mas a guerra segue e é importante que não sejam desperdiçados os sacrifícios realizados.

Por isso, as forças de Emirados, Arábia Saudita e Bahrein e seus aliados preparam o avanço para recuperar Saná e é importante que tenham recebido o apoio de seus aliados do Catar, do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). “Mas a comunidade internacional pode fazer muito mais para apoiar esta luta, e os norte-americanos e outros amigos do CCG devem estar prontos para ajudar a conter a ameaça do extremismo e recuperar o governo legítimo do Iêmen”, afirmou o jornal.

Segundo o diário, muitas forças internacionais trabalham em estreita colaboração com as forças do Golfo e realizam exercícios conjuntos regulares, por isso não deveria haver impedimentos práticos para o apoio da comunidade internacional à coalizão árabe. Envolverde/IPS