Fórum da ONU deve definir futuro das florestas para os próximos 15 anos

Conservação das florestas. Foto: Pnuma
Conservação das florestas. Foto: Pnuma

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU – 

A 11ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas começou esta segunda-feira; debates devem abordar uma política internacional sobre o assunto.

Começou nesta segunda-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York, a 11ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas.

Os debates que se iniciam nesta semana apresentam uma oportunidade para a criação de uma política internacional para florestas para os próximos 15 anos que seja alinhada com a nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Progresso e Desafios

O tema da sessão este ano trata de “progresso, desafios e o caminho adiante para um acordo internacional sobre florestas”. O encontro vai revisar a agenda atual, as contribuições das florestas em metas globais já acordadas, assim como definir ações prioritárias além de 2015.

A sessão terá dois resultados: uma declaração ministerial e uma resolução sobre uma Agenda Internacional sobre Florestas. O documento vai guiar as ações da comunidade internacional sobre gestão e desenvolvimento de florestas para os próximos 15 anos.

Um evento de alto nível, nos dias 13 e 14 de maio, vai ter como foco o futuro da política internacional sobre florestas, assim como sua integração em um contexto mais amplo da agenda da ONU de desenvolvimento pós-2015.

Desenvolvimento Sustentável

Neste ano, a comunidade internacional deve chegar a um acordo sobre uma agenda que tenha como objetivo a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

A atual integração das florestas na nova agenda demostra o crescente reconhecimento do papel fundamental que elas têm na erradicação da pobreza e na questão da mudança climática.

Falando na abertura do Fórum, o vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, afirmou que a “gestão sustentável das florestas, em parceria com as pesssoas que vivem nessas regiões, será fundamental para alcançar o objetivo de erradicar a pobreza em todas as suas formas”.

Bilhões de Pessoas

Segundo a ONU, mais de 25% da população mundial, cerca de 1,6 bilhão de pessoas, contam com os recursos das florestas para sua subsistência.

Nas próximas duas semanas, os 197 Estados-membros e Estados-observadores do Fórum da ONU sobre Florestas vão se reunir para revisar e buscar melhorar políticas existentes para abordar a gestão eficaz, conservação e desenvolvimento de todos os tipos de florestas.

O subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, afirmou que os benefícios das florestas são incalculáveis.

Desde seu início, em 2001, o Fórum da ONU sobre Florestas estimulou ações para reduzir o desmatamento em nível global e para melhorar os meios de subsistências das pessoas que dependem das florestas para seu sustento.

Segundo a ONU, a questão das florestas tem sido uma prioridade na agenda política internacional desde 1992. Na última década, o foco principal tem sido a elaboração de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas. (Rádio ONU/ #Envolverde)

* Publicado originalmente pela Rádio ONU.