Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 12/11/2015 – A Autoridade Federal para a Regulamentação Nuclear dos Emirados Árabes Unidos organizou um fórum nesta cidade para fomentar a consciência pública sobre o papel do organismo na supervisão da segurança, da proteção e do uso pacífico da energia atômica nesse país.
Um painel de especialistas descreveu como o órgão criou um contexto normativo para maximizar a segurança das atividades nucleares e radiológicas e para garantir que sua implantação contemple a proteção dos trabalhadores, do público e do ambiente. Também houve um espaço para perguntas, que versaram sobre segurança nuclear, gestão do lixo radioativo, preparação para casos de emergência, emprego e oportunidades acadêmicas do setor.
“Como a construção do primeiro reator nuclear dos Emirados está por terminar, é essencial que os habitantes de Abu Dhabi saibam dos esforços que o órgão realiza para construir um contexto normativo que garanta a segurança, a proteção e a natureza pacífica das atividades nucleares no país”, destacou Christer Viktorsson, diretor-geral da Autoridade Federal para a Regulamentação Nuclear. “Acreditamos que a transparência com o público e outros atores é uma estratégia fundamental para construir a confiança na missão do órgão”, enfatizou. Envolverde/IPS