Arquivo

Fundação combate violência contra a mulher

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 6/8/2015 – Afra Al Basti, diretora-geral da Fundação para Mulheres e Crianças de Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos, informou que a instituição recebeu 124 casos de violência doméstica contra mulheres maiores de 18 anos no segundo trimestre deste ano, sendo que dois deles exigiram o fornecimento de abrigo. Entre as vítimas houve 41 casos de cidadãs emiratenses, e os 83 restantes envolveram pessoas de diversas nacionalidades, acrescentou a Fundação.

Al Basti disse que, em 90% dos casos, as mulheres sofreram violência por parte de seus maridos, 7% de seus pais, 4% de suas mães e 2% de seu irmão. Além disso, houve outros 2% que sofreram abusos de um padrasto. E acrescentou que 99% dos casos incluíram mulheres submetidas a abusos verbais, 75% foram vítimas de negligência e privações, 55% de violência física, 52% sofreram abuso econômico e 16% violação sexual. Numerosas vítimas sofreram mais de um tipo de violência.

Al Basti destacou que a Fundação trabalha para incentivar a comunidade a participar de forma ativa diante dos diferentes casos de abusos, especialmente contra mulheres, meninas e meninos, a fim de convidá-los a realizar denúncias às autoridades e assim combater a tolerância com esse tipo de atitude. Envolverde/IPS