Arquivo

Fundação SOS Mata Atlântica e Cetesb juntas pela restauração ambiental

Por Redação da Fundação SOS Mata Atlântica –

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) possuem uma cooperação com objetivo de viabilizar o cumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) que envolvam a obrigação de promover a restauração de áreas com vegetação nativa de Mata Atlântica decorrentes de processos de licenciamento ou de fiscalização no Estado de São Paulo.

Com a parceria, a SOS Mata Atlântica apoia pessoas físicas e jurídicas que foram autuadas pela Cetesb, viabilizando os plantios de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por meio de seu programa Florestas do Futuro-TCRA.

A ONG é a responsável pela execução integral do plantio dentro do cronograma previsto, desde o trabalho de restauração até a manutenção das mudas, cabendo inclusive o plantio de reposição das mudas mortas. Para esse trabalho são desenvolvidos relatórios técnicos e de prestação de contas.

Os participantes concordam em se submeter às regras do programa, mediante a celebração de um contrato com a Fundação para o plantio do respectivo cumprimento do TCRA.

Segundo Rafael Bitante, coordenador técnico do programa Florestas do Futuro-TCRA da Fundação SOS Mata Atlântica, as perspectivas são positivas. “As empresas que aderirem ao programa terão uma grande oportunidade, pois a parceria alia a transparência da fiscalização da Cetesb à credibilidade do Florestas do Futuro-TCRA. A sociedade e a Mata Atlântica ganham com isto”, ressalta. (SOS Mata Atlântica/ #Envolverde)