Fundação Volkswagen – Entidade lança site educacional “Plataforma do Letramento”
Oficinas on-line do projeto “Entre na Roda”, que incentiva a leitura, já estão com inscrições abertas. A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, lançou hoje (2 de setembro) o site educacional “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.
Oficinas on-line do projeto “Entre na Roda”, que incentiva a leitura, já estão com inscrições abertas. A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, lançou hoje (2 de setembro) o site educacional “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), especializado no ensino da língua escrita e ampliação do letramento, com conteúdo aberto ao público. Dessa forma, a Fundação Volkswagen amplia a abrangência de sua atuação.
Idealizada em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a “Plataforma do Letramento” oferece formação on-line, atividades educativas, artigos especializados, notícias, fóruns de discussão, conteúdo multimídia, entre outras ações, sendo todas com foco em letramento. O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas e autores reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo.
Com seus projetos, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, mais de 1.258.000 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12.000 educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Os projetos educacionais da Fundação Volkswagen contam com a coordenação técnica do Cenpec, em uma parceria que acaba de completar 10 anos.
“A Fundação Volkswagen é pioneira no setor automobilístico a investir em educação pública e a ‘Plataforma do Letramento’ democratiza e dissemina esse conhecimento, acumulado na última década. Disponibilizar o conteúdo de seus programas educacionais e oferecer formação on-line são formas de contribuir com o desenvolvimento da educação, ampliando a atuação da Fundação Volkswagen, ao eliminar fronteiras”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
O conteúdo é direcionado principalmente a educadores e gestores, mas a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral. O letramento, por sua vez, são as práticas sociais, ou seja, os usos da escrita nas mais variadas situações e âmbitos sociais como profissional, acadêmico ou pessoal.
A “Plataforma do Letramento” ainda permite apoiar a formação continuada dos profissionais de educação, o acompanhamento das práticas escolares e a aprendizagem dos alunos em ambientes virtuais. Além disso, cria um ambiente de produção de conteúdo coletivo e debate sobre letramento, promovendo o intercâmbio de boas práticas de gestão sobre o tema e possibilitando a cooperação na definição de políticas públicas educacionais. “Com a ‘Plataforma do Letramento’, a Fundação Volkswagen pretende se tornar referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais que promovem o acesso ao letramento”, afirmou o Dr. Eduardo Barros.
“O objetivo da ‘Plataforma do Letramento’ é fomentar e fortalecer as instituições e os profissionais que visam assegurar o direito ao letramento e à alfabetização de crianças, jovens e adultos, como escolas, bibliotecas, universidades, além de professores, gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas”, acrescenta Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec.
“Formação on-line” A “Plataforma do Letramento” tem como um dos diferenciais a “Formação on-line”, que oferecerá dois tipos de educação a distância: cursos que poderão ser realizados virtualmente pelo público em geral e cursos híbridos (direcionados aos educadores que já estão recebendo formação presencial de projetos da Fundação Volkswagen e terão parte do conteúdo a distância).
Na seção “Formação on-line”, o primeiro curso 100% a distância a ser oferecido ao público em geral é do projeto “Entre na Roda”, que forma educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. O “Entre na Roda” on-line terá quatro turmas, com vagas limitadas, sendo que as inscrições para a primeira turma já estão abertas na “Plataforma do Letramento”. As aulas serão ministradas em oito módulos, com acompanhamento de mediadores e fóruns virtuais, onde os participantes poderão trocar informações e colaborar com o aprendizado.
“Destacamos a possibilidade que a plataforma dá ao professor de construir seu percurso formativo autônomo e, ao mesmo tempo, de interagir com outros professores, criando uma comunidade para refletir e aprender coletivamente sobre a ação profissional docente”, afirma Antonio Augusto Gomes Batista, especialista no ensino da língua portuguesa e coordenador de área do Cenpec. Neste ano, a Fundação Volkswagen está oferecendo os projetos “Aceleração da Aprendizagem” (em 6 cidades do Espírito Santo). Nos Estados do Alagoas, Pará e Piauí, 47 cidades estão sendo atendidas com os projetos “Brincar” ou “Entre na Roda”, sendo que Maceió (AL) e Viçosa (AL) recebem os dois projetos simultaneamente.
“Acervo” e “Projetos” – Democratizando conhecimento
Na seção “Acervo” da “Plataforma do Letramento” são oferecidos os materiais completos dos projetos da Fundação Volkswagen “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”. “Ao disponibilizar no site os materiais completos de seus projetos, a Fundação Volkswagen permite que qualquer educador do mundo possa conhecer e utilizar o conteúdo em sala de aula. O público em geral também pode utilizar os conteúdos de projetos como ‘Brincar’ e ‘Entre na Roda’ junto a comunidades ou até mesmo na educação dos filhos”, explica o Dr. Eduardo Barros.
O “Acervo” conta ainda com biblioteca virtual, composta por artigos focados em letramento e temas relacionados, como alfabetização, políticas educacionais, educação infantil e ensino fundamental, entre outros, bem como sugestões de filmes, livros e sites. A área “Experimente”, também nessa seção, oferece dicas de atividades para professores usarem em aula, promovendo o letramento.
A seção “Projetos” traz informações e notícias sobre o andamento dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar” e “Entre na Roda”, que estão sendo oferecidos nos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí.
Na seção “Em Revista”, o internauta encontrará notícias, agenda de eventos ligados à educação, como congressos e seminários, entre outros. A seção “Especiais” conta com publicações de autores renomados sobre letramento, aprofundando temas como conteúdo histórico e políticas públicas. O “Em Rede” oferece acesso a mídias sociais, como a página da “Plataforma do Letramento” no Facebook e no YouTube que constituem canais diretos com educadores de todo o País. Na área também serão promovidos debates virtuais com personalidades da educação.
Projetos da Fundação Volkswagen cujos materiais estão disponíveis na “Plataforma do Letramento”:
Aceleração da Aprendizagem
O projeto “Aceleração da Aprendizagem” capacita educadores e gestores para enfrentar e diminuir a distorção idade-série, corrigindo o fluxo escolar. Isso significa deslocar momentaneamente alunos multirrepetentes das classes regulares do ensino fundamental para uma classe com número reduzido de alunos na qual serão trabalhadas individualmente as dificuldades de aprendizagem.
Ao final de dois anos, espera-se que os alunos atendidos tenham ampliado suas habilidades e competências escolares e possam retornar para as classes regulares em idade adequada.
Brincar
O “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até cinco anos em instituições de educação infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como eixo central. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.
Entre na Roda
Forma educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos.
Estudar pra Valer!
O “Estudar pra Valer!” forma educadores do ensino fundamental para alcançar a melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita, de acordo com cada ano-série, no caso do ciclo I, ou independentemente das disciplinas, no caso do ciclo II. Fundação Volkswagen
Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. Atualmente, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete educacionais (“Aceleração da Aprendizagem”, “Aprender com a Pinacoteca”, “Brincar”, “Entre na Roda”, “Jogo da Vida em Trânsito”, “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”) e três de desenvolvimento social (“Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e apoio ao “Instituto Baccarelli”).
Cenpec
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. O Cenpec busca, por meio do desenvolvimento de programas, projetos, estudos e pesquisas, contribuir com as políticas públicas educacionais para a melhoria da educação e o enfrentamento das desigualdades.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br




