Gife anuncia fundo para incentivar doação
Fundo BIS estimulará investidores sociais a doarem 1% de seus orçamentos para fomentar a cultura de doação no Brasil Há um volume ainda tímido de doações no Brasil. É isso o que aponta o maior ranking de solidariedade do mundo, o World Giving Index: o País ocupa o 90º lugar na lista de doações.
Fundo BIS estimulará investidores sociais a doarem 1% de seus orçamentos para fomentar a cultura de doação no Brasil
Há um volume ainda tímido de doações no Brasil. É isso o que aponta o maior ranking de solidariedade do mundo, o World Giving Index: o País ocupa o 90º lugar na lista de doações. Com o objetivo de estimular e multiplicar esta prática, o Gife anuncia a criação do Fundo BIS, uma iniciativa para apoiar iniciativas que contribuam para ampliar o volume de doações no país.
Para concretizá-lo, o Gife estimulará investidores sociais e interessados no tema a doarem 1% de seus orçamentos para o Fundo, que será gerido pelo banco JPMorgan, associado ao Gife. Se todos direcionassem essa porcentagem de seus recursos, estima-se que o Fundo poderia chegar a, aproximadamente, R$ 30 milhões. Para gerir e definir a alocação das verbas para projetos, será criado um comitê de investimento.
“O Fundo BIS é resultado de um esforço coletivo para ampliar as doações no Brasil. Ele não apoiará projetos de organizações, mas financiará iniciativas que gerem benefícios coletivos para aperfeiçoar o ambiente para as doações no País”, afirma Andre Degenszajn, secretário-geral do Gife.
Andre destaca também que a agenda da cultura da doação se tornou estratégica para o Gife, assim como para seus associados, uma vez que há um potencial significativo de crescimento no volume de recursos filantrópicos disponível a partir da ampliação de doações de pessoas físicas.
O anúncio foi feito em comemoração ao 20º aniversário do Gife celebrado no dia 19/10, em encontro especial com presidentes e principais executivos de seus 132 associados em São Paulo. Na ocasião, também foi apresentado documentário inédito sobre o desenvolvimento da sociedade civil no Brasil nos últimos 20 anos e o contexto do Investimento Social, produzido pela Maria Farinha Filmes.
Sobre o Gife
O Gife é uma organização sem fins lucrativos com 132 associados que investem R$ 2,4 bilhões por ano na área social. A organização completa 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do Gife é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.




