RIYADH, 22 de março (WAM) – O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) disse na quarta-feira que apoia o recém-nomeado enviado especial da ONU para o Iêmen, Martin Griffiths, para um processo político no Iêmen baseado na Iniciativa GCC, que garante a segurança e a estabilidade do país, informou a agência de notícias Kuwait, KUNA.
O secretário-geral do GCC, Abdullatif Al-Zayani, fez as declarações durante uma reunião com Griffiths, enquanto desejava o sucesso do diplomata britânico em sua recém-adquirida missão.
O chefe do GCC também agradeceu os esforços assumidos pelo antecessor do enviado da ONU, Ismail Ould Cheikh Ahmed, da Mauritânia.
Além disso, Al-Zayani saudou a declaração do Conselho de Segurança no Iêmen, divulgada na semana passada.
Ele descreveu isso como um passo importante, que afirma a posição da comunidade internacional na rejeição do golpe contra a legitimidade, e a necessidade de parar os combates e buscar a paz para acabar com o sofrimento do povo iemenita.
O comunicado condenou os ataques de mísseis balísticos hutis contra a Arábia Saudita, particularmente em áreas civis, e contra as rotas de navegação naval no Iêmen, particularmente no estreito de Bab al-Mandeb.
O comunicado também apoiou as decisões da Coalizão liderada pela Arábia Saudita de injetar 1 bilhão de dólares no apelo da ONU e 2 bilhões de dólares no Banco Central do Iêmen, bem como as várias medidas tomadas para facilitar a entrega de ajuda humanitária. (Envolverde)