Arquivo

GOLFO: Há esperanças de resolver a disputa regional

WASHINGTON, 8 de setembro (Xinhua) – O emir do Kuwait, Sheikh Sabah Al Ahmad Al Jaber al-Sabah, disse estar confiante de que os países árabes inimigos vão superar suas diferenças, já que o Qatar estava pronto para negociar 13 processos apresentados por três países do Golfo e Egito.

Em uma coletiva de imprensa com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval, na quinta-feira, 7, o emir estava confiante da “sabedoria dos nossos irmãos do Golfo”, em particular em relação a outros acontecimentos regionais na Síria, Iraque e Líbia.

“As esperanças de resolver a disputa no Golfo ainda não foram esgotadas”, disse a agência de notícias estatal KUNA.

Uma resposta recebida do Qatar revelou que Doha não aceitará os 13 processos, disse, e acrescentou que a solução era que todas as partes se sentarão para negociar “os pontos que poderiam prejudicar a região e os interesses de nossos amigos”, disse.

Em relação às demandas, ressaltou: “todo assunto que afete a soberania são inaceitáveis para nós”, enfatizando que o Kuwait pressionará o Qatar para contribuir aos esforços para impedir que ele deixe o Conselho de Cooperação do Golfo. (Envolverde)