GENEBRA, 26 de abril (WAM) – O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da coalizão árabe que apoia a legitimidade no Iêmen permanecem empenhados em proteger o povo daquele país, diz um comunicado do bloco árabe de seis membros emitido durante o conferência de doadores em Genebra.
O CCG continua a ser o maior doador de ajuda humanitária no Iêmen e dá prioridade a reconstrução, o desenvolvimento e recuperação econômica, bem como a integração econômica do país com o bloco árabe. A declaração é do vice-chanceler do Bahrein, Abdullah bin Faisal bin Jabur Al Dosari, que informou sobre a reunião realizada na terça-feira, 25.
“A assistência e os fundos doados por agências humanitárias do CCG representam mais de 85 por cento do total da ajuda a esse país no Oriente Médio”, diz ele.
“Os membros do CCG também vão prestar muita atenção para coordenação e diálogo sobre ajuda e trabalho humanitário”, acrescentou, enquanto pedindo maior agência de cooperação da Organização das Nações Unidas e do governo iemenita.
Assistência para o Iêmen não deve ser politizado e assistência humanitária deve ser fornecida, disse ele.
O CCG acredita na diplomacia e soluções pacíficas para os conflitos, disse Al Dosari.
Os seis membros do bloco regional são Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Qatar.
A conferência de doadores Iêmen foi organizada pelos governos da Suíça e na Suécia e realizada no Palais des Nations, em Genebra. (Envolverde)