Muitos ciclistas utilizam a bicicleta não apenas para o lazer, mas também como um meio de transporte para deslocamentos urbanos (ida para o trabalho, escola ou faculdade, por exemplo). Levando-se em conta esse dado, se o GPS de carros é cada vez mais comum, porque os amantes das bikes não podem contar com esse sistema também? Ao pensar nisso, os empreendedores Piet Morgan, Laurence Wattrus e Raveen Beemsingh desenvolveram o Hammerhead.
Com uma aposta no design e na segurança dos ciclistas, o GPS é um aparelho que guia o ciclista pelas estradas das maiores cidades do mundo de forma segura, utilizando luzes de LED que piscam conforme a rota escolhida, através de Bluetooth. Acoplado bem no centro do guidão, o gadget inclui três fileiras de LED – os da direita piscam quando é preciso virar à direita, os da esquerda fazem o mesmo e os do centro indicam a distância até à curva seguinte.
De design simples e elegante, em forma de “T”, a ideia do Hammerhead é que o usuário nunca tenha de tirar os olhos da estrada. Além disso, cada ciclista pode criar diferentes rotas e partilhá-las com a comunidade, através de um aplicativo gratuito para iOS e Android, informou o site Hypeness.
Atualmente o projeto tenta angariar fundos no site Dragon Innovation. Basta pagar 75 dólares para garantir o GPS.
* Publicado originalmente no site EcoD.