Guia inédito dos parques naturais de Minas Gerais tem distribuição gratuita
Com 256 páginas, repleto de fotografias e um mapa completo do estado, a publicação impressa traz informações detalhadas para quem quiser visitá-los. Belo Horizonte, 08 de dezembro de 2014 – Foi lançado, nessa segunda-feira (15) o Guia Parques de Minas.
Com 256 páginas, repleto de fotografias e um mapa completo do estado, a publicação impressa traz informações detalhadas para quem quiser visitá-los.
Belo Horizonte, 08 de dezembro de 2014 – Foi lançado, nessa segunda-feira (15) o Guia Parques de Minas. Esta publicação inédita é fruto da parceria entre o MPMG, o Instituto Estadual de Florestas e a Editora Horizonte. A obra reúne informações necessárias a turistas e incentiva a população local a visitar ativamente os 16 parques estaduais e dois monumentos naturais de Minas Gerais. Os interessados em recebê-la devem acessar o site http://www.edhorizonte.com.br/
“Sabemos que a visita aos parques é uma das principais estratégias de sensibilização da sociedade para a importância da conservação da natureza. Esperamos favorecer o turismo sustentável de forma que, ao conhecer os cenários naturais protegidos do estado, a população se torne uma aliada na proteção desse vasto patrimônio natural, que é de todos os brasileiros”, afirma Peter Milko, diretor geral da Editora Horizonte, destacando como o guia visa despertar o interesse nas pessoas em conhecer de perto a riqueza da biodiversidade mineira e ter uma vivência na natureza.
Entre os conteúdos apresentados pelo guia estão dezenas de atrações, sugestões de trilhas e atividades ao ar livre, além de curiosas histórias locais. Através dele o leitor poderá se informar em como chegar e os horários dos parques, cachoeiras, piscinas naturais e uma introdução sobre os biomas, características e os cuidados para um turismo responsável.
“O IEF tem como uma de suas competências a proposição de criação, implantação e administração de Unidades de Conservação (UCs) que não devem ser apenas estratégias para a conservação da biodiversidade, mas também colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Temos enviado esforços para que essas áreas sejam abertas à visitação pública. O guia é um desses esforços”, afirma Bertholdino Apolônio Teixeira Junior, diretor geral do IEF.
Curiosidade
Inúmeros Parques Estaduais possuem casos curiosos apresentados no Guia, como as lendas do Rola-Moça e da Gruta do Reio do Mato. Sítios de inscrições rupestres, nos parques Lapa Grande e do Sumidouro; animais raros, como as aves pavó, no parque Nova Baden, a fantasmagórica urutau (mãe-da-lua), no Sumidouro e a rara águia cinzenta, no Pau Furado, estão entre as fotos do guia. Destaque ainda ao minúsculo sapinho da bromélia, de apenas 11 mm, localizado no Parque Estadual Pico do Itambé.
Imponentes paredões da Serra das Araras ou da Serra do Intendente, com sua queda d’água do Tabuleiro com 273 metros de altura e os inúmeros mirantes do Parque Estadual do Rio Preto, fazem parte do conteúdo.
“O presente guia é resultado de medida compensatória obtida por meio da atuação do Ministério Público de Minas Gerais na defesa do meio ambiente, objetivando, por meio da divulgação de importantes unidades de conservação do estado e de sua biodiversidade, contribuir para sua valorização e preservação”, afirma Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam).
Sobre a Editora Horizonte




