Na última sexta-feira, 13 de maio, a gigante automobilística Honda apresentou pela primeira vez no Brasil o seu projeto Beach Clean, já realizado cerca de 300 vezes em mais de 100 cidades nos Estados Unidos, Japão e Portugal. A ação consiste em, com a ajuda de um quadricículo com uma espécie de tela de ferro acoplada, ambos de fabricação própria, limpar as areias de praias de dejetos que os processos mais comuns – em geral, nas praias brasileiras, são usados tratores com escavadeiras – não conseguiriam separar de forma adequada, como pontas de cigarro, tampas de garrafa e canudos de plástico.
Segundo o engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, a ação tem por princípio maior não a limpeza em si da praia – apesar de ser um protótipo e não haver previsão para sua fabricação em escala, o equipamento da empresa demonstrar uma capacidade ímpar em coletar resíduos sólidos recicláveis da areia – mas sim a conscientização ambiental da população praieira, em especial a das crianças. Para tanto, foram convidadas a participar de jogos interativos cerca de 120 crianças do ensino fundamental de três escolas municipais da Praia Grande, primeiro município a receber o projeto da Honda.
Reunidas em um grande tabuleiro embaixo de um toldo de plástico na beira da praia, as crianças eram estimuladas a fazerem as vezes dos pinos enquanto arremessavam um dado “tamanho família” para o alto e, brincando e competindo, demonstrar o maior conhecimento e desenvoltura em relação aos desafios ambientais apresentados. Segundo a professora Angela Aparecida Fernandez, da escola Manoel Nascimento Jr., “não há dúvidas que as crianças aprendem e fixam muito mais o que aprendem através de brincadeiras como essas do que numa aula normal”.
Aliás, a abordagem através de brincadeiras com crianças é uma novidade dentro das ações da Beach Clean, segundo Cezar Barros, representante de relações institucionais da Honda. “Como a coleta seletiva já é feita com as crianças pela prefeitura, achamos mais interessante promover os jogos”, explicou.
Como parte da estratégia de prosseguimento da ação ambiental, tanto o rastelo quanto os quadricículos utilizados ficarão sob guarida da Honda Brasil. O próximo passo, segundo a Honda, é tentar realizar o mesmo tipo de demonstração nas praias do rio Amazonas, no norte do país. (Envolverde)