Se o planeta fosse um banco, e os homens tivessem uma conta nele, estariam recebendo uma carta informando que a partir desta terça-feira, 27 de setembro, começariam a operar no vermelho.
De acordo com a Global Footprint Network (organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta), a partir de amanhã a humanidade vai superar todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano. A população mundial consome entre 1,3 e 1,5 planetas, anualmente.
“Isso é como gastar o seu salário anual três meses antes e comer durante os meses seguintes a base do cheque especial, ano após ano. É um ciclo vicioso”, comentou Mathis Wackernagel, presidente da instituição.
Segundo a organização, até 2030 a humanidade precisará de dois planetas por ano para suprir suas necessidades. Para alcançar o equilíbrio ecológico é necessário reduzir o consumo em 33% nos próximos 20 anos.
“Se quisermos manter sociedades estáveis e viver bem, não podemos mais sustentar um déficit orçamentário crescente entre o que a natureza é capaz de fornecer e o quanto nossa infraestrutura, economias e estilos de vida exigem”, afirmou Wackernagel.
Os cálculos da organização englobam ações como emissões de dióxido de carbono (CO2), produção de matérias-primas para a alimentação, lixo excessivo, utilização de água abusiva e desmatamento.
*publicado originalmente no site do EcoD.