NOVA YORK, 29 de junho (WAM) – Três aviões fretados pela Unicef levaram 36 toneladas de medicamentos e suprimentos para purificar a água para o Iêmen para redobrar esforços na luta contra o pior surto de cólera.
Entre os suprimentos haviam 750.000 sacos de sais de reidratação oral para atender cerca de 10.000 pessoas, 10,5 milhões de comprimidos para purificar água e outros artigos de higiene.
“Estamos em uma corrida contra o tempo. Nossas equipes colaboram com outras organizações não só para atender os doentes e aumentar a conscientização, mas também para repor rapidamente e distribuir materiais e medicamentos “, disse Sherin Varkey, vice representante da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Iêmen.
“Mais pontes aéreas de suprimentos básicos continuarão nos próximos dias”, disse ele.
Em apenas dois meses, a cólera se espalhou por quase todas as províncias do Iêmen. Mais de 1.300 pessoas morreram, um quarto das quais são crianças. Nesse conturbado país faz quase 10 meses que funcionários civis, médicos, enfermeiros, engenheiros e coletores de lixo não recebem o seu salário.
Desde que o surto de cólera foi relatado em 27 de Abril, a UNICEF distribuiu 600.000 sacos de sais de reidratação oral e 20.000 por via venosa em pontos de reidratação e em casas particulares. Com a ajuda de seus parceiros, a UNICEF apoiou a criação de 488 pontos de tratamento de reidratação oral e mais de 20 centros de tratamento contra a diarreia em todo o país. (Envolverde)