Ver mais
ODS 17
ONU alerta: o mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com menos de um quinto das metas caminhando na direção correta, o mundo não está conseguindo cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alerta novo relatório da ONU.
Ver mais
ODS 15
A bioeconomia amazônica como agenda propositiva
𝗽𝗼𝗿 𝗔𝗻𝗱𝗿é 𝗩𝗶𝗮𝗻𝗮, 𝗗𝗶𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿 𝗧é𝗰𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗼 𝗜𝗱𝗲𝘀𝗮𝗺 - A Amazônia está no centro do debate global sobre sustentabilidade, e a COP 30, que será sediada em Belém em novembro, representa uma das oportunidades para o Brasil demonstrar liderança e avanços concretos. No entanto, também corremos o risco de perder essa chance caso não consigamos apresentar soluções estruturais para os desafios da região e para o planeta.
Ver mais
ODS 13
Temperatura acima dos níveis pré-industriais acende alerta climático
Estudo publicado na Nature Climate Change, no âmbito do Programa para Diagnóstico e Intercomparação de Modelos Climáticos (PCMDI), mostra que, em cenários de altas emissões, sequências tão prolongadas de calor extremo ocorrem geralmente após o limite de longo prazo de 1,5°C já ter sido atingido.
Ver mais
ODS 13
O preço do café e as mudanças climáticas
Qual sua reação ao saber que a alta do café tem a ver com as mudanças climáticas?
Ver mais
Ondas de calor e saneamento básico: existe risco para o abastecimento de água?
Em 2025, o Brasil enfrenta a sua terceira onda de calor, o que pode afetar diretamente o sistema de saneamento
Ver mais
ODS 15
MMA reconhece Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Madeira
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinou, na última quinta-feira (20/2), portaria reconhecendo oficialmente o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Madeira, no Amazonas. Considerada um marco para a conservação da Amazônia, a medida ampliará a proteção ambiental e promoverá o ordenamento territorial na região.
Ver mais
Fórum do Prêmio Nobel da Paz analisa riscos e soluções nucleares
A ameaça existencial que as armas nucleares representam continua tão pertinente como sempre, mesmo quando não são utilizadas em guerras há quase 80 anos. À medida que alguns países buscam armas nucleares ou atualizam e modernizam suas ogivas existentes, vozes globais na política nuclear e no desarmamento alertam sobre o risco potencial de uma nova corrida armamentista nuclear em meio ao enfraquecimento dos tratados nucleares que proíbem a proliferação e o uso de armas nucleares.