Arquivo

Intercâmbio bilateral com China e Índia

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 17/2/2016 – O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, também subcomandante supremo das forças armadas dos Emirados Árabes Unidos, regressou de uma proveitosa visita à Índia.A viagem permitiu cimentar os laços econômicos entre Emirados e Índia com uma série de acordos comerciais em diversos setores, desde as tecnologias da informação, passando pelo desenvolvimento até a construção.

“A viagem seguiu uma outra à China, em dezembro, quando foi anunciada a criação de um fundo de US$ 10 bilhões entre Mubadala e duas agências estatais chinesas. Sendo um pequeno país, os Emirados se colocaram no centro do comércio mundial” , afirmou um editorial do jornal The National.

A relação entre Emirados, China e Índia é uma prova positiva de que o comércio global se reequilibra com este país em seu centro, afirmou Sultan bin Ahmed Sultan Al Jaber, ministro de Estado e presidente da Masdar, em uma coluna para a rede de notícias CNN.O comércio bilateral entre os Emirados e os dois países chegou a quase US$ 60 bilhões, e o futuro promete ser benéfico paraos três.

As autoridades emiratenses “reconhecem que ao melhorar as relações com esses grandes países podemos conseguir grandes dividendos em termos de paz, segurança e prosperidade”, destacou Al Jaber.Nesses tempos difíceis e de incerteza, nossas relações econômicas se expandem em alianças fortes que situam os Emirados como país estratégico no coração do comércio mundial, concluiu o The National. Envolverde/IPS