Intervenção artística chama atenção para remoções no Morro da Providência, no Rio de Janeiro

No dia 21, pude conferir, no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, uma interessantíssima intervenção artística idealizada pelo fotógrafo francês JR, que vem desenvolvendo trabalhos semelhantes no mundo inteiro a partir do projeto Inside Out.

A ideia do projeto é, pelo compartilhamento de retratos, chamar a atenção para problemas enfrentados por comunidades em todo o mundo. As fotos são compartilhadas em um site, depois são impressas em formato gigante e devolvidas para que sejam expostas nas comunidades.

Mais de cem moradores do Morro da Providência participaram da intervenção do dia 21. Eles buscam chamar a atenção da sociedade para as remoções que estão ocorrendo por conta do projeto de renovação da área portuária do Rio de Janeiro.

Apesar de a urbanização do Providência estar sendo anunciada como parte do programa Morar Carioca, o projeto, assim como sua forma de implementação, parece não ter nada a ver com este programa, cuja metodologia pressupõe a participação dos moradores e a exigência de considerar, em seu ponto de partida, o patrimônio material e imaterial presente nas comunidades.

Clique aqui para saber mais sobre o Inside Out Project.

Veja abaixo algumas fotos(*) da intervenção.

* As fotos são de Luiz Baltar, originalmente publicadas no site Viva Favela.

** Raquel Rolnik é urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.

*** Publicado originalmente no blog da autora.