No dia 21, pude conferir, no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, uma interessantíssima intervenção artística idealizada pelo fotógrafo francês JR, que vem desenvolvendo trabalhos semelhantes no mundo inteiro a partir do projeto Inside Out.
A ideia do projeto é, pelo compartilhamento de retratos, chamar a atenção para problemas enfrentados por comunidades em todo o mundo. As fotos são compartilhadas em um site, depois são impressas em formato gigante e devolvidas para que sejam expostas nas comunidades.
Mais de cem moradores do Morro da Providência participaram da intervenção do dia 21. Eles buscam chamar a atenção da sociedade para as remoções que estão ocorrendo por conta do projeto de renovação da área portuária do Rio de Janeiro.
Apesar de a urbanização do Providência estar sendo anunciada como parte do programa Morar Carioca, o projeto, assim como sua forma de implementação, parece não ter nada a ver com este programa, cuja metodologia pressupõe a participação dos moradores e a exigência de considerar, em seu ponto de partida, o patrimônio material e imaterial presente nas comunidades.
Clique aqui para saber mais sobre o Inside Out Project.
Veja abaixo algumas fotos(*) da intervenção.
* As fotos são de Luiz Baltar, originalmente publicadas no site Viva Favela.
** Raquel Rolnik é urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.
*** Publicado originalmente no blog da autora.