Jornalismo ganha canal para produção de conteúdo via financiamento coletivo

O Sujeito nasce para aproximar o leitor do jornalista, sem intermediários. Autores apresentam suas pautas e interessados financiam a produção. As possibilidades criadas pela internet e as mudanças que elas trazem ao modelo de negócios das empresas de comunicação estão levando ao surgimento de novas soluções para a produção e distribuição de conteúdo.

Atualizado em 27/03/2014 às 12:03, por Ana Maria.

O Sujeito nasce para aproximar o leitor do jornalista, sem intermediários. Autores apresentam suas pautas e interessados financiam a produção.

As possibilidades criadas pela internet e as mudanças que elas trazem ao modelo de negócios das empresas de comunicação estão levando ao surgimento de novas soluções para a produção e distribuição de conteúdo. A mais nova chama-se O Sujeito, um canal de financiamento coletivo de conteúdo jornalístico independente, lançado em 12 de março. O mecanismo é simples: os autores apresentam suas ideias de pautas e como pretendem desenvolvê-las, qual será o custo e o prazo de produção e as pessoas interessadas apoiam diretamente o jornalista.

O Sujeito nasce como um canal especial do Catarse, a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil. Qualquer pessoa poderá apresentar projetos de reportagens, não será preciso ser jornalista diplomado. As propostas passarão pela curadoria técnica dos gestores do canal e, caso sejam aprovadas, ficarão online por um prazo determinado para receber apoio financeiro direto dos internautas.

“Desde que o jornalismo nasceu, empresas de mídia são as principais responsáveis pela produção de conteúdo. Este é um modelo estabelecido e que ajudou a fundamentar o papel da imprensa como pilar da sociedade por décadas e décadas”, diz Renato Guimarães, um dos fundadores do Sujeito. “Acontece que a internet mudou este jogo. De uma hora para outra, o indivíduo passou a ser publicador também. Emergiram blogs e perfis nas redes sociais que começaram a fazer, em parte, o papel da imprensa, de divulgar notícias. A própria imprensa tradicional buscou maneiras de se reinventar e aposta cada vez mais no digital.”

“O Sujeito nasce para criar uma possibilidade neste mercado em transição. Queremos disponibilizar um canal para o produtor de conteúdo publicar seu trabalho, que será financiado pelo próprio leitor. Sem intermediários, simples assim”, diz Tomás de Lara, também da equipe criadora do canal. “O leitor se interessa pelo conteúdo, financia a produção daquela pauta e depois tem acesso ao conteúdo em primeira mão, assim !como outras possíveis contrapartidas específicas de cada projeto. Esta lógica coloca também nas mãos do leitor a escolha do tipo de conteúdo que quer ajudar a produzir, favorecendo um relacionamento de mão dupla, pela primeira vez de forma consistente.”

O financiamento coletivo já é uma realidade. Um dos principais expoentes desta forma de viabilizar a economia criativa, o Kickstarter, arrecadou mais de *US$ 1 bilhão para cerca de 57 mil projetos, desde que foi criado. Em abril de 2012, com base no diretório do Crowdsourcing.org, o mais completo banco de dados de sites de crowdfunding, havia 452 plataformas de financiamento coletivo ativas no mundo, movimentando quase 2,2 bilhão de dólares e financiando mais de um milhão de campanhas em 2011.

No Brasil, o Catarse movimentou R$ 14 milhões para viabilizar 930 projetos desde que foi criado em 2011. “Já tivemos alguns projetos com foco na produção de conteúdo, e o Canal O Sujeito surge com o foco de ampliar as possibilidades de interessados viabilizarem produtos jornalísticos de impacto na sociedade, fortalecendo esse tipo de projeto e aumentando sua chance de sucesso”, diz Luís Otávio Ribeiro, do Catarse.

A qualidade do conteúdo será garantida pela equipe curadora do canal O Sujeito, formada por profissionais com passagem pela grande imprensa.”
Quem faz O Sujeito:

  • Álvaro Almeida, jornalista e sócio-fundador da Report Sustentabilidade.
  • Dudu Torres,, especialista em arquitetura da informação e UX Designer, Co-Fundador da agência de criação de movimentos sociais Together.
  • Renato Guimaraes, Jornalista e Co-Fundador da Together.
  • Rodrigo Vieira da Cunha, Jornalista e fundador da agência de relações públicas ProfilePR.
  • Sergio Almeida, Publicitário e Sócio da Report Sustentabilidade.
  • Tomás de Lara, Administrador, Especialista em economia colaborativa, Co-fundador da Engage e Co-fundador da Global Shapers Rio de Janeiro.

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