Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 6/8/2015 – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, assegurou aos Estados do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) que seu país continua apoiando seus esforços contra a desestabilização da região, informou o jornal em inglês The Gulf News.
“Em uma reunião entre chanceleres dos seis Estados do CCG, Kerry fez uma evidente crítica ao Irã, quando disse que os Estados Unidos ajudavam os países do CCG em suas ‘atividades contra a desestabilização da região’”, segundo o diário. Kerry se reuniu com seus colegas do CCG esta semana em Doha, no Catar, como prosseguimento da cúpula de maio, quando o presidente Barack Obama se encontrou com os líderes da região em Camp David.
“Os norte-americanos ainda tentam acalmar a preocupação dos países árabes sobre o fim das sanções contra o Irã. As atividades de Teerã em Bahrein, Iêmen, Iraque e Síria são elementos de uma mescla potente de desestabilização política e apoio iraniano à agenda sectária e à violência”, afirmou o jornal.
“É um grande motivo de preocupação para os países árabes e algo em que Washington precisa trabalhar com o CCG para encontrar a forma de freá-lo”, insistiu o The Gulf News. “Kerry também visitou o Egito para o primeiro diálogo estratégico bilateral em seis anos. A cooperação foi suspensa durante o caos da revolução e do governo de Mohammad Morsi”, acrescentou.
A visita de Kerry à região, bem como a do chanceler russo, Sergei Lavrov, mostra que as duas potências buscam trabalhar para uma coordenação construtiva, em lugar de ceder às rivalidades regionais, conclui o jornal. Envolverde/IPS