Arquivo

Laboratório Central de Dubai aprova estudo sobre extensão de vida de prateleira de alimentos

DUBAI, 27 de junho de 2018 (WAM) – A Seção de Laboratórios Ambientais e Alimentícios do Laboratório Central de Dubai adotou recentemente um mecanismo para projetar modelos para o estudo sobre o período de validade de diferentes produtos alimentícios dependendo do tipo de componentes dos materiais básicos do produto, métodos de processamento, embalagem e armazenamento, bem como o período de validade proposto pelo estabelecimento de alimentação.

Amin Ahmed Amin, diretor do Departamento de Laboratório Central de Dubai, disse que o estudo tinha como objetivo manter ou estender a validade dos produtos alimentícios em resposta ao desejo dos clientes.

Maha Al Hajiri, Chefe da Seção de Laboratórios de Alimentos e Meio Ambiente, disse que o mecanismo do estudo é baseado na medição das mudanças nas propriedades físicas e químicas do alimento que ocorrem como resultado do impacto do produto sobre os fatores de qualidade do produto, etapas de processamento, embalagem, armazenamento e distribuição, monitorando a extensão da mudança no conteúdo bacteriano total do alimento em testes microbiológicos usando as melhores tecnologias tradicionais e avançadas aprovadas de acordo com o sistema de qualidade de laboratório ISO 17025.

Ela acrescentou que a atividade da água-Aw é um dos testes mais importantes na determinação do projeto do período de validade e da estabilidade dos alimentos contra danos e alteração.

“É também o principal fator para o crescimento e proliferação de bactérias e alguns fatores químicos que afetam a velocidade de alteração de produtos alimentícios, como alteração enzimática de cor, oxidação, quebra de vitaminas, alteração proteica, degradação de amido e transformação em gelatina. Quanto menor o teor de água no produto alimentício, maior o prazo de validade. O prazo de validade é definido como o período em que a comida permanece válida e preserva a qualidade aceitável até o consumo”, disse Al Hajiri. (#Envolverde)