Arquivo

Lavagem a seco para driblar a crise hídrica

Para eliminar o uso da água na lavagem de carros da sua frota própria até o final de 2015, a Hertz Aluguel de Carros adotou a lavagem a seco como uma prática para o seu negócio. Durante um ano, de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, a empresa economizou quase 44 milhões de litros de água na lavagem de seus veículos, em lojas do estado de São Paulo, e reduziu em 46% os custos com água. O objetivo é expandir a ação para as lojas de Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Bahia ainda nesse ano. Só no estado de São Paulo, a empresa lava cerca de 400 carros por dia. “A estimativa inicial era reduzir o consumo de água em 10%, mas a economia chegou a 50% após a implantação da proposta”, afirma Sheila Belarmino, gerente de compras e facilities da Hertz no Brasil. Segundo a gerente, a companhia possui ainda ações para a redução do consumo de papel e de plástico. O processo já começou a contribuir para a economia de milhares de litros de água, energia e tempo por ano, além de aumentar a durabilidade dos veículos, por meio de uma tecnologia eficaz que cria uma camada protetora para manter o brilho e diminuir a aderência de sujeiras. A lavagem a seco proporciona ainda mais precisão no resultado, já que os produtos são formulados especificamente para a lavagem de cada parte do veículo: estofados, vidros, pneus e painel. “Buscamos uma alternativa para colaborar com a preservação dos recursos naturais, principalmente neste momento em que o consumo de água precisa ser reduzido. A ação também vai colaborar para atender aqueles consumidores mais exigentes, que buscam um ótimo acabamento para o veículo que estão alugando”, destaca Ana Paula Kuba Ide, diretora de marketing da Hertz no Brasil. (Envolverde)