Liderança para a sustentabilidade também se aprende na escola

No texto a seguir, você encontra informações sobre alguns centros de formação no Brasil e no mundo que, de alguma forma, trabalham com o tema da liderança para a sustentabilidade.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS (ABDL)

Programa New Earth Leaders (Lideranças para um novo mundo)

“Neste momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho.”

O programa

O New Earth Leaders é um programa de desenvolvimento pessoal e organizacional para organizações e jovens profissionais que tenham como objetivo integrar a sustentabilidade em suas atividades. Concilia jornadas de aprendizagem que consistem em visitas a projetos socioambientais, vivências e desenvolvimento de projetos práticos no campo da sustentabilidade.

O programa tem a Carta da Terra como base para trabalhar a liderança e soluções sustentáveis de negócios. A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no Século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica (www.cartadaterrabrasil.org).

Metodologia

O Programa New Earth Leaders tem um método híbrido de aprendizagem. Por um lado é um ambiente voltado à aprendizagem, onde todos os participantes podem compartilhar, aprender e criar novos conhecimentos. Por outro lado, durante este processo, as questões de liderança serão abordadas pelos facilitadores quando elas surgirem, de acordo com a estrutura e ferramentas de aprendizagem do Programa, sempre tendo a Carta da Terra como base ética.

Os participantes são cocriadores do processo de aprendizagem. Ele acontece no momento em que os participantes atuam como líderes, em cada etapa do processo. Ao mesmo tempo, o trabalho no business challenge possibilita que o aprendizado aconteça, gerando também uma reflexão acerca das questões relacionadas à sustentabilidade. Os facilitadores têm uma abordagem apreciativa, que permitirá aos participantes fazer o melhor uso da diversidade no grupo.

Essa jornada de aprendizagem, em caso de desenvolvimento local sustentável real, propicia aos participantes um maior entendimento das questões e dos desafios da sustentabilidade, qual seu papel como líder deste processo de transição e possíveis oportunidades para a empresa.

Principais benefícios

A participação no programa traz benefícios para os indivíduos e organizações envolvidas, como:

  • Aumento do conhecimento sobre sustentabilidade, desenvolvimento e liderança;
  • Conhecimento de práticas de sustentabilidade de outras organizações;
  • Desenvolvimento de habilidades pessoais em comunicação, liderança, diálogo, engajamento e colaboração;
  • Maior compreensão e capacidade para incorporar práticas de sustentabilidade no seu trabalho;
  • Desenvolvimento e implementação de iniciativas de sustentabilidade em suas organizações;
  • Desenvolvimento de competências para o exercício da liderança;
  • Participação em uma rede de pessoas atuantes no campo da sustentabilidade.

Sobre a ABDL

Histórico

A ABDL é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) com a missão de articular liderança para um mundo sustentável. A instituição desenvolve programas de formação de liderança e projetos voltados à capacitação e mobilização de atores sociais interessados em promover o desenvolvimento sustentável.

A ABDL nasceu em 1991, resultante de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Fundação Rockefeller, para trazer ao Brasil um inovador programa de formação de liderança em meio ambiente e desenvolvimento, o Programa Lead. Hoje, a ABDL é uma organização brasileira autônoma, vinculada à rede internacional Lead (Leadership for Environment and Development), e apoiada por vários parceiros, nacionais e internacionais, que apostam em sua trajetória e acreditam em sua metodologia de formação para a ação.

Áreas de atuação

A ABDL desenvolve programas de formação e projetos, oferece cursos e presta assessoria a organizações dos diferentes setores nos temas descritos a seguir.

Redes

Programa de formação (redesenvolvimento), workshops, seminários e projetos de assessoria voltados ao fortalecimento da atuação em rede e à promoção da cultura do trabalho colaborativo.

Participação

Cursos e projetos voltados ao desenvolvimento e fortalecimento de processos participativos, modelos de governança local e promoção da cidadania.

Liderança para Segurança Climática

Programa de capacitação de liderança e desenvolvimento de projetos para promover a segurança climática.

Sustentabilidade

Programas que articulam ações de formação, visitas a projetos, vivências e diálogos multissetoriais voltados ao desenho, implementação, fortalecimento e difusão de projetos e processos de transformação em direção à sustentabilidade.

Para saber mais, acesse www.abdl.org.br.

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT)

Programa Ideas

Em colaboração com a United in Diversity, o MIT Sloan lançou, na Indonésia, o Innovative Dynamics Education and Action for Sustainability (Ideas), programa que defende o lema da união de lideranças pela diversidade.

Com duração de nove meses, o Ideas reúne líderes dos setores público, privado e das comunidades (mídia, educação e ONGs) para entender, na prática, a Teoria U, de Otto Scharmer, e os fundamentos de Peter Senge em seu livro A Quinta Disciplina.

O programa Ideas nasceu a partir de uma reformulação do Elias – Programa de Formação para Líderes Emergentes para Inovação entre os Sistemas (Emerging Leaders for Innovation across Systems).

A metodologia do programa foi desenvolvida por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, a pedido de Kofi Annan, que, quando secretário-geral da ONU, percebeu a carência de lideranças intersetoriais no mundo e convocou Peter Senge para formatar um curso que possibilitasse essa capacitação.

O programa combinava reflexão, diálogo, formação pessoal e sentimento de negócios. Nos 12 meses de duração do Elias, os participantes compartilharam aprendizados e soluções para os problemas, promovendo a ampliação de perspectivas, o aprofundamento do comprometimento e o desafio de novas posturas profissionais.

A primeira turma do programa foi lançada em 2006, com 26 profissionais de 16 países. Desse grupo, participaram cinco brasileiros: Ilma Barros, consultora empresarial; Janine Saponara, jornalista; Marcelo Takaoka, empresário; Ming Liu, empresário; e Ricardo Young, empresário e ex-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Já integraram o grupo do Elias lideranças de organizações como Unilever, British Petroleum Alternative Energy (BP), Basf, ONU, WWF, entre outras.

No momento, não há previsão de novas turmas para o programa Ideas/Elias.

Para mais informações, acesse http://mitsloan.mit.edu/globalmitsloan/custom.php.

UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

Há mais de 20 anos, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) promove o Programa para Lideranças em Sustentabilidade (CPSL, da sigla em inglês). Esse programa reúne grupos de líderes empresariais que possam compreender e responder aos desafios mais significativos enfrentados por suas organizações e pelo mundo. Por isso, desenvolveu cursos especializados desde abordagens mais simples até as mais complexas.

O CPSL possui uma lista com mais de quatro mil líderes participantes. Os alunos são convidados a integrar a Cambridge Sustainability Network, que oferece uma fonte de recursos e oportunidades de networking para gerar novas ideias e dar continuidade ao processo de aprendizado.

Programas de educação executiva

Fornecem uma introdução estruturada para medir a escala e urgência das tendências sociais e ambientais mais importantes e suas implicações para os negócios nos dias atuais e para as economias do futuro. Os cursos abertos permitem aos empresários o engajamento com colegas de outros setores, ONGs e órgãos públicos.

Esse programa, desenvolvido por meio de seminários, permite uma vasta combinação de delegações. A aprendizagem colaborativa é ativamente encorajada, de modo que os alunos se beneficiam da experiência dos outros e, ao mesmo tempo, compartilham os desafios e dilemas que enfrentam em suas próprias organizações. Os programas possuem temas pontuais e direcionados a executivos de diversos setores que tenham interesse em atuar em áreas específicas, conforme descrito a seguir.

Negócios&Sustentabilidade/The Prince of Wales – Este fórum, criado em 1994 pelas instituições The Prince of Wales e University of Cambridge, fornece estratégias para decisores de alto escalão e aos principais executivos. O objetivo é explorar abordagens inovadoras e de alto impacto para promover uma conciliação entre rentabilidade e sustentabilidade. Os seminários são organizados anualmente em algumas localidades do mundo – Reino Unido, Europa continental, África do Sul, Austrália e Estados Unidos –  e apoia uma rede de 1,5 mil líderes influentes.

Programa de Liderança Climática – Realiza seminários no Reino Unido para profissionais em sustentabilidade e líderes de negócios que entendam e explorem os riscos e oportunidades inerentes à tomada de decisões sobre as alterações climáticas, além de questões relacionadas a energia e recursos.

Programa Cidades Sustentáveis – Oferece a importantes tomadores de decisões urbanas e aos fornecedores do setor privado a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas e soluções para as próximas gerações, o que permitirá modelar o crescimento das cidades para enfrentar problemas globais.

Programa Biodiversidade e Serviços Ambientais – Prepara os participantes com os conhecimentos e ferramentas necessários para incorporar a gestão dos impactos sobre a biodiversidade nas estratégias empresariais, maximizando as oportunidades emergentes da biodiversidade e minimizando os riscos.

Programas personalizados

Os programas personalizados visam a aprofundar o diálogo entre os participantes e examinar as prioridades estratégicas para a organização. Além de oferecer uma combinação de experiência, especialização, pensamento de liderança e network com empresas do mundo todo.

Em parceria com as principais corporações e instituições do setor público, os programas personalizados da CPSL são projetados para ajudar empresas a aumentarem a conscientização interna das principais tendências sociais, ambientais e econômicas, e engajar líderes de alto escalão, bem como explorar os desafios e dilemas da sustentabilidade.

Os seminários personalizados se apresentam sob dois formatos:

  • Os representantes dispõem de tempo para explorar, detalhadamente, ideias e opções com outros colegas (pode variar de um ou dois dias até uma semana de duração);
  • Uma série disponível de workshops relacionados que permitem aos representantes refletir sobre seu aprendizado ou tomar algumas medidas práticas entre um workshop e outro, para a elaboração e implementação de uma estratégia em sustentabilidade.

No entanto, não existe um formato pré-determinado pelo programa, pois seu objetivo principal é apenas suprir as necessidades específicas das empresas.

Programas credenciados

CPSL oferece programas de mestrado – credenciados pela Universidade de Cambridge – que são projetados para aumentar a capacidade de gerentes de médio e alto escalões e profissionais que possam trazer mudanças positivas para a sustentabilidade dentro de suas companhias. Os programas são aplicados por meio de workshops interativos que podem ser realizados em casa e com o apoio de um tutor especializado.

Os programas incluem:

Postgraduate Certificate in Sustainable Business  (PCSB) – Este programa – de meio período – é para nível de mestrado e aborda muitos dos principais desafios a serem experimentados por organizações que procuram incorporar princípios de sustentabilidade e práticas nas operações de negócios tradicionais. Seu tempo de duração é de sete meses e direciona-se a líderes atuais e futuros.

Master of Studies in Sustainability Leadership – Também de meio período, o curso baseia-se no sucesso do PCSB, porém leva a um mestrado pleno – com duração de dois anos – por meio de trabalhos adicionais realizados em casa, aprendizagem on-line e uma dissertação de pesquisa. O programa oferece perspectivas interdisciplinares em um amplo registro de respostas de liderança em sustentabilidade. É destinado a lideranças atuais e futuras de qualquer organização, incluindo empresas, governos, ONGs e universidades.

Grupos de Liderança

Os grupos de liderança convocam líderes de negócios para transmitir mensagens estratégicas simples e claras com base nos melhores pareceres técnicos disponíveis.

Esses grupos operam a partir de um processo de diálogos, de níveis operacional e de liderança, conduzidos por um Secretariado, que trabalha em estreita colaboração com especialistas de dentro e fora de governos internacionais, regionais ou nacionais (dependendo do assunto) para identificar como os Grupos de Líderes podem ter maior impacto.

O amplo envolvimento de cada líder empresarial é um dos principais fatores para o sucesso do grupo, pois lhes dá acesso aos políticos mais importantes. Os líderes precisam estar preparados para concordar com ideias novas e consistentes que tenham potencial para mudar políticas corporativas e a política em si, e depois estarem dispostos a comunicar essas mensagens diretamente aos políticos e aos meios de comunicação.

Colaboratórios*

Os processos colaboratórios combinam a expertise da CPSL em administrar grupos de liderança com habilidades que proporcionam aprendizado estratégico para executivos e outros líderes.

Cada colaboratório foca uma tendência de sustentabilidade em particular: alimentos, água, energia; negócios, produção, manufatura, fornecimento; ou algum setor – finanças, tecnologia da informação, agricultura, turismo –; e procura encontrar soluções para grandes problemas.

O grupo de líderes empresariais deve escolher um assunto de interesse e então explorar as barreiras e oportunidades do desafio que, uma vez identificadas, formam a base para uma pesquisa inicial. As atividades da pesquisa concentram-se na identificação de pontos de apoio para mudanças substanciais e implementáveis.

Nas reuniões subsequentes, os resultados da pesquisa são analisados e avançam durante o desenvolvimento das atividades para, então, impulsionar a implementação, desbloquear as barreiras às oportunidades e proporcionar um novo entendimento e novas colaborações.

* Termo resultante da contração das palavras “colaboração” e “laboratório”. Representa uma espécie de centro de pesquisa sem paredes em que os “cientistas” prosseguem suas investigações sem se preocupar com a localização geográfica e podem interagir com os colegas, avaliar os dispositivos instrumentais, partilhar dados e recursos computacionais e acessar informação em bibliotecas digitais.

Para mais informações, acesse http://www.cpsl.cam.ac.uk/.

CENTRE FOR SUSTAINABILITY LEADERS

A organização Centre for Sustainability Leadership (CSL), na Austrália, oferece programas que facilitam o processo para quem está interessado em influenciar uma mudança rumo ao um futuro sustentável.

A instituição possui dois programas principais.

1) Centre for Sustainability Leadership Fellowship Program

Apoia o surgimento de influenciadores importantes em uma série de setores. Nos últimos seis anos, já formou mais de 200 alunos que, hoje, atuam em áreas de negócios, jurídicas, ciências, engenharia, comunicação, finanças, saúde, governamentais, empreendedorismo social e artes.

A cada ano, oferece até 26 locais para cada programa nas cidades de Melbourne e Sydney (Austrália), atraindo pessoas interessadas em construir um futuro sustentável e desenvolver suas habilidades, conhecimento e rede de contatos de maneira eficaz nos progressos em direção à sustentabilidade.

Durante os sete meses de programa, os integrantes participam de workshops semanais, retiros, projetos de sustentabilidade e de oportunidades de networking.

Eles também recebem apoio personalizado por meio de programas de treinamento e tutoria, e desfrutam de aprendizado feito em pares – e que esteja andamento – e da formação de comunidades por meio de uma plataforma online e de fóruns.

Competências em foco

  • Filosofia de liderança: conquistar um entendimento mais aprimorado de aspectos morais e filosóficos relacionados à liderança.
  • Liderança em sustentabilidade: compreender o sucesso e diversidade dos líderes em sustentabilidade mais efetivos do mundo e desenvolver visão e planejamento para si mesmo como um líder sustentável.
  • Dinâmicas de mudança: entender as diferentes teorias de mudança e suas aplicações e relevância para a sustentabilidade.
  • Pensamento estratégico: desenvolver a capacidade do pensamento estratégico e fazer as coisas acontecerem – desenvolver, implementar, avaliar e aprender com iniciativas práticas sustentáveis.
  • Comunicação e defesa: causar um impacto positivo nas  apresentações e usufruir da mídia para transmitir mensagens efetivas em sustentabilidade.
  • Inteligência emocional: compreender a si mesmo e aos outros e aperfeiçoar relações interpessoais.
  • Trabalho em equipe e construção de relacionamentos: desenvolver habilidades interpessoais para cultivar relacionamentos e maximizar resultados colaborativos de equipe.
  • Pensamento criativo: aumentar a capacidade para vencer desafios e encontrar soluções criativas.
  • Crescimento pessoal e autoquestionamento: identificar pontos fortes e fracos que definam seu estilo de liderança; criar e executar estratégias para construir tal capacidade.
  • Eficiência pessoal: ser eficaz na administração do tempo, priorizando demandas e maximizando o bem-estar.

Atividades on-line

Trata-se de um rico programa online de mídia e de uma rede disponível para inspirar pessoas e oferecer liberdade de se tornarem efetivamente agentes de mudança.

As atividades são apoiadas por:

  • Aconselhamento e suporte de líderes em sustentabilidade em todo o mundo.
  • Voluntários baseados em Melbourne e Sydney e em regiões mais distantes.
  • Estagiários que, continuamente, se aprimoram em muitos aspectos do programa e serviços.
  • Organizações parceiras que proporcionam apoio especializado em todas as áreas de operação.
  • Doadores individuais.
  • Corpo de diretores, Conselho e equipe de gestão da própria instituição.

2) Alumni Program

Desde 2005, este programa visa a proporcionar desenvolvimento profissional ao longo da vida, apoiar e inspirar os graduandos a fim de que se esforcem para desempenhar um papel importante de liderança em busca de uma sociedade global sustentável.

Todos os alunos, mentores e equipe do Fellowship Program são membros do CSL Alumni Program. Já formados, os alunos são encorajados a participar das atividades e tornarem-se membros ativos após a conclusão do curso.

O CSL Alumni Program mantém encontros sociais a cada dois meses. Esses eventos proporcionam um “espaço aberto” para os graduados do Fellowship Program para discutir questões contemporâneas.

Os eventos do CSL Alumni são abertos a mentores e facilitadores convidados e a todos os interessados no programa. Além disso, a instituição media o contato com outras organizações de interesse e incentiva membros de contatos semelhantes a participar de eventos do CSL Alumni para desenvolver laços mais fortes na comunidade e destacar contatos profissionais dos ex-alunos do CSL.

O CSL conta com uma equipe especializada e experiente em vários segmentos da sustentabilidade – educação e conservação do meio ambiente, ativismo, integração social –, formando líderes na Austrália e em todo o mundo para potencializar uma mudança nos processos sustentáveis.

Para mais informações, acesse http://www.csl.org.au/.

UNIVERSIDADE DE OREGON

O Programa de Liderança em Sustentabilidade lançado em 2003 pela Universidade de Oregon (UO), nos Estados Unidos, já atendeu cerca de 900 pessoas de mais de 400 empresas.

Além de uma ampla experiência profissional, os participantes representam vários setores. Entre eles estão agências governamentais, empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino.

Para a instituição, o sucesso na adoção de medidas de sustentabilidade exige mudanças operacionais e culturais – seja em empresas privadas ou públicas. Para isso, é necessária a compreensão dos sistemas sociais e das ferramentas e técnicas de diagnóstico organizacional, uma liderança exemplar, melhorias na governança e – claro – mudança de comportamento.

Cada seminário do programa tem início com uma síntese das teorias e princípios básicos do desenvolvimento sustentável e foca métodos e ferramentas específicos e práticos para mobilizar as organizações em direção à sustentabilidade.

Certificado de conclusão

O certificado Liderança em Sustentabilidade da UO pode ser um recurso valioso aos olhos dos futuros e atuais empregadores para avaliar a aquisição de conhecimento e habilidades do aluno, necessários para ajudar a organização a incorporar medidas sustentáveis. Para recebê-lo, os participantes devem frequentar um total de 65 horas presenciais de treinamento e escolher os tópicos que melhor se encaixam em suas metas educacionais.

O processo de aquisição do certificado de conclusão é muito flexível.

  • Não há processo de seleção. O aluno pode começar participando de um workshop e então verificar as vantagens da obtenção do certificado de conclusão.
  • Não há uma sequência para assistir aos workshops ou para concluir todas as etapas. Recomenda-se que o aluno inicie o programa com a sessão Foundation, mas não é obrigatório.
  • Não há limite de prazo para a conclusão do curso. Porém, é aconselhável que se obtenha o certificado em até dois anos.
  • Não há aplicação de exames ao final do processo.

Acordos especiais

  • Em caso de estudantes que não possam concluir algum programa de certificação devido a transferências ou outras circunstâncias, haverá a possibilidade de aproveitamento de até 20% das atividades – carga horária de, no máximo, 13 horas – dos cursos de extensão de outras instituições. A grade dos programas pode incluir aulas, conferências e outros eventos, porém deverá ser aprovada previamente, sem validade retroativa.
  • Os workshops do programa poderão requerer até 20% das atividades, mediante aprovação (equivalente máximo de 13 horas aula).

Para mais informações, acesse http://sustain.uoregon.edu/.

UNIVERSIDADE DE OXFORD

Como tornar um negócio verdadeiramente sustentável? A incerteza econômica global tem enfatizado a dor causada pelo comportamento insustentável. Mas quais são e qual o tamanho dos riscos envolvidos na realização de mudanças fundamentais para os modelos de negócios numa crise econômica? O Programa de Sustentabilidade da Oxford (Inglaterra) oferece uma oportunidade de ir fundo nessas questões e examinar os casos econômicos, ambientais e sociais para mudanças básicas nas empresas.

A pauta da sustentabilidade já está sendo reformulada e relocada para além do alcance dos grupos reguladores e de pressões, e inserida no coração dos negócios e instituições. Repensar os riscos, maximizar recursos, construir reputação e vantagem competitiva por meio de modelos de negócios sustentáveis e inovação requer uma nova abordagem.

A Saïd Business School, da Universidade de Oxford, funciona como uma rede de acadêmicos, profissionais e decisores políticos. O Programa de Sustentabilidade da Oxford expõe o aluno a refletir ao máximo sobre a sustentabilidade em meio a uma série de especialistas da Oxford e líderes empresariais, além de oferecer ferramentas estratégicas e práticas de liderança que permitam explorar a pauta da sustentabilidade para um futuro bem-sucedido nas corporações.

Quem deveria frequentar o curso?

  • Gerentes sêniores atuantes nos setores privado, público e sem fins lucrativos, originados em um vasto histórico geográfico e cultural.
  • Executivos líderes em iniciativas sustentáveis em suas empresas.
  • Diretores e a alta gerência em áreas como financeira, operacional, tecnologia da informação, marketing, recursos humanos ou planejamento corporativo e divisões de estratégia.
  • Empreendedores, gerentes proprietários, gerentes-gerais, divisionais, regionais ou de unidade de nível, presidentes e CEOs.
  • Advogados e consultores envolvidos em questões de regulamentação.

O que o participante ganha com isso?

  • Um conhecimento aprofundado da atual pauta de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
  • Insights sobre como as empresas mais inovadoras estão respondendo, por meio de estudos de caso de líderes de grandes organizações.
  • Compreensão das ferramentas e respostas necessárias para levar a empresa adiante de forma sustentável.
  • Aprendizagem por meio do debate e discussão com especialistas da Oxford, líderes da indústria e grupos do setor para incorporar o imperativo da sustentabilidade em um contexto prático e acionável.
  • Bagagem das próprias estratégias desenvolvidas durante todo o programa. Relacionamentos e futuras oportunidades de colaboração por meio de rede.
  • Maior confiança para comunicar claramente a resposta de sua empresa ao imperativo da sustentabilidade.

O que a empresa ganha com isso?

  • Conhecimento sobre como algumas das empresas mais inovadoras do mundo respondem aos desafios econômicos, sociais e ambientais.
  • Planejamento prático e ferramentas estratégicas para ajudar a incorporar mudanças na organização e criar valores.
  • Grande conhecimento dos atributos de um líder, necessários para implementar modelos de negócios sustentáveis.
  • Exercícios práticos e networking de alto nível para agregar valor imediatamente aos processos de tomada de decisão das empresas.
  • Vantagem competitiva devido à percepção e conhecimento dos membros do programa sobre como liderar a mudança nas questões sustentáveis da empresa.

Para saber mais, acesse http://www.sbs.ox.ac.uk/about/Pages/overview.aspx.

* Publicado originalmente no site Ideia Sustentável.