Sharm El-Sheij, Egito, 31/3/2015 – Os líderes árabes reiteraram seu apoio à soberania dos Emirados Árabes Unidos sobre as ilhas Tumb Menor e Maior e Abu Musa, localizadas no estreito de Ormuz, bem como as medidas pacíficas seguidas por esse país para recuperar o controle sobre os territórios ocupados.
Na declaração final do último dia da Cúpula Árabe, os líderes da região também denunciaram a contínua ocupação das ilhas pelo Irã e suas repetidas violações ao memorando de entendimento assinado entre os dois países pela ilha de Abu Musa.
De acordo com o documento assinado em 20 de novembro de 1971, as atividades do Irã violam as obrigações estipuladas no mesmo, além de sua provocadora tentativa de mudar a demografia das ilhas construindo moradias, reassentando a população local, realizando manobras e exercícios militares, construindo ilegalmente centros esportivos, religiosos, culturais e econômicos e hospitais, além das visitas regulares de funcionários iranianos e membros dos comitês de relações exteriores e segurança nacional do Conselho Shura.
A cúpula também pediu que o Irã respeite a soberania dos Emirados sobre as três ilhas e desista de tais violações e atitudes provocadoras, que interferem com os assuntos internos de um Estado soberano independente. Por fim, chama o governo iraniano a iniciar negociações sérias e diretas com os Emirados, ou recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça, para conseguir uma resolução pacífica, segundo as normas e os princípios do direito internacional. Envolverde/IPS