COP19: Marcha sobre Varsóvia

manifestacao2

Enquanto representantes dos países que fazem parte da ONU concentram-se em salas climatizadas para decidir o futuro do planeta, ativistas de várias partes do mundo reuniram-se no último sábado, (16 de novembro), para protestar contra as mudanças climáticas, aqui em Varsóvia.

A marcha foi organizada pelo Poland’s small Green Party, contou com milhares que, cansados de negociações que nunca terminam, exigem ações práticas enquanto há tempo. Com música, cara pintada, faixas, entre outras maneiras de chamar atenção, seguiram pela Av. Swietokrzyska, passando em frente ao estádio Narodowy, local onde as negociações acontecem.

A juventude era majoritária, porém um grupo, contando com mais de 700 belgas, destacou-se por realizar uma jornada de aproximadamente 48 horas para unir suas vozes a de tantos outros que acreditam que o mundo precisa de justiça e equidade para todos.

Apesar do frio de aproximadamente 4 graus, o clima entre as pessoas era quente, criando uma atmosfera de transformação e esperança onde o amor e cuidado pelo ser humano pode ultrapassar a ganância que cega às organizações e governos. Minha expectativa é que esse movimento transforme-se em uma onda, para que nós, como sociedade civil, pressionemos nossos países exigindo atitudes revolucionárias, deixando de ser parasitas que sugam e destroem, nos tornando parte construtiva daquilo que é parte de nós, nosso planeta.

Daniele Savietto é repórter da Agência Jovem de Notícias, projeto encabeçado pela ONG Viração Educomunicação, que pretende levar propostas da juventude para serem contempladas pelos negociadores brasileiros durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19).

** Para acompanhar a cobertura jovem da COP19 acesse também:  www.agenciajovem.org e www.redmasvos.org. Os conteúdos serão produzidos em português, espanhol e italiano.