Com mais de 30 anos de fundação e especializada na fabricação de coberturas e estruturas metálicas, a Marko Sistemas Metálicos expandiu os seus negócios e instalou sua nova unidade fabril em Itaguaí, Rio de Janeiro. A fábrica, que teve o seu projeto arquitetônico assinado pelo renomado arquiteto Maurício Nóbrega, demandou um investimento de R$ 15 milhões e conta com equipamentos e máquinas importadas da França e Itália.
De acordo com a Gerente de Comunicação da empresa, Fernanda Borges, a expectativa com as operações da nova unidade é de aumentar a produção de 1,5 mil toneladas para 6 mil toneladas por mês, fomentando ainda mais o desenvolvimento de novos produtos. “São mais de 45 mil m² destinados à fabricação de estruturas e coberturas metálicas, como o Sistema Integrado de Cobertura Metálica Roll-on”, afirma Fernanda, citando que o produto é patenteado em 17 países, como Japão, EUA e Alemanha.
A empresa utiliza ainda matéria-prima 100% reciclável e os produtos são desenvolvidos de forma a otimizar o seu uso. “Nossos blanks possuem dimensão compatível com o padrão do material fornecido pela usina, assim como a utilização de menores taxas de aço por metro quadrado”, explica Fernanda, acrescentando que são produzidas cerca de 800 toneladas por mês e em todas as operações realizadas nos parques fabris, existe um baixíssimo volume de rejeitos, algo em torno de 1%. “Tudo que sobra de sucata, proveniente do processo industrial é destinado à reciclagem ou aproveitado em embalagens das peças produzidas”, explica.
Além disso, através da utilização da iluminação zenital e ventilação na cobertura, a fábrica utiliza 80% do tempo apenas luz natural, garantindo economia de energia. “Todo projeto prioriza o conforto aliado à otimização do uso de iluminação e de água das torneiras. Um timer desliga a partir de um horário pré-programado. As torneiras também são automáticas, permitindo um uso socialmente responsável”, detalha a gerente.
Membro do GBC – Green Building Council – desde 2009, a Marko participa ainda da campanha `One Degree less´ da entidade, que estimula o uso de tintas claras reflexivas em lajes e telhados.“Para a fabricação de nossas coberturas utilizamos matéria-prima pré-pintada na cor branca, fornecida direto da usina. Este artifício proporciona telhados com alto índice de refletância solar (SRI), que geram maior conforto térmico e, consequentemente, consomem menos energia para climatização” conclui Fernanda. Ensaios comprovam que o fator SRI da Cobertura Roll on é superior a 0,80, ideal para edificações avaliadas como Green Building.
A Marko já contabiliza mais de 10 milhões de m² do sistema instalados em coberturas de grandes obras, como o Centro de Distribuição do Magazine Luiza, em Jundiaí, e o primeiro shopping do Acre, o Via Verde, dentre outros empreendimentos em todo o país.
100% Green
Devido suas características, os produtos da Marko são considerados totalmente ecológicos, desde a sua concepção até a usabilidade. Eles atendem as exigências de desempenho ambiental antes, durante e depois da construção, assim como as requisições de conforto e saúde dos usuários do empreendimento, otimizando os projetos para aquisição de selo LEED e AQUA. Os produtos admitem ainda ventilação, iluminação natural e sistemas de isolamento termo-acústico, evitando as ilhas de calor e reverberação de som (comprovados em testes da UNESP e IPI).